Legislação ambiental qualifica empresas do setor
Por Edson Rodrigues
-
12 de Dezembro 2014
O Relatório de Inteligência do SIS do Sebrae, Licenciamento ambiental aplicado à indústria moveleira, trata das atividades do setor de móveis de madeira sujeitas ao cumprimento das boas práticas, listando todas as atividades que precisam de licença. As empresas que respeitam e incentivam as leis ambientais se tornam mais competitivas e chamam a atenção dos investidores, além de ser o único meio de serem contempladas com financiamentos. Não possuir estas licenças, além de ruim para os negócios, expõe a empresa a pena de detenção ou multa, suspensão de venda e fabricação do produto, embargo de obra ou atividade, além da demolição de obra e a suspensão parcial ou total de atividades.
São três etapas para a obtenção do licenciamento, que é feita primeiro consultando a viabilidade ambiental do empreendimento. Em seguida, são apresentados detalhes de engenharia e das ações que a empresa responsável realizará. Por fim, a vistoria confere se a construção está de acordo com o projeto e se atende às condições e restrições ambientais. Cada tipo de empreendimento precisa se adequar às condições impostas dependendo do tipo de riscos implicado ao ambiente, levando em consideração a proteção hídrica, do solo, do ar e da flora.
Fator preponderante para o surgimento de novas oportunidades à cadeia moveleira, a correta gestão do patrimônio ambiental é um desafio para a indústria moveleira, mas também representa um diferencial competitivo para os pequenos negócios.
Comentários