IMG-LOGO

Líder Interiores amplia rede através de lojas multimarcas

Por Natalia Concentino - 25 de Agosto 2021

O home office alterou a percepção da própria casa de boa parte das pessoas e fez com que o comércio de móveis e decoração ganhasse fôlego em plena pandemia. Esse contexto permitiu que, apesar do susto, a Líder Interiores, especializada em mobiliário de alto padrão, com 76 anos de existência – seguisse crescendo.

Com mais uma unidade para ser aberta nos próximos três meses em Goiânia, no formato de licenciamento de marca exclusiva, o foco agora é nas multimarcas espalhadas pelo Brasil. Atualmente, são 19 lojas da marca e mais de 50 revendedores em todo o País. Com atuação em diferentes segmentos como mobiliário para área externa, interna, móveis planejados, tapetes, objetos e colchões, a rede oferece soluções para toda a casa, sendo que 90% do seu mix é de fabricação própria.

Tiago Nogueira, diretor Comercial e Marketing da Lider Interiores

De acordo com o diretor Comercial e Marketing da Lider Interiores, Tiago Nogueira (foto), a rede passa por um momento de consolidação do posicionamento assumido nos últimos anos. Desde junho do ano passado, os patamares de venda voltaram aos mesmos de 2019. “Nos primeiros quinze dias da pandemia, nosso faturamento caiu 90%. Foi um susto muito grande e nos propusemos a fazer de tudo para manter os empregos. Precisamos adequar toda nossa forma de trabalho. Indústria e lojas passaram a ter horários e ritmos diferentes do anterior e entre si, de acordo com a localidade. Aos poucos as pessoas foram percebendo que precisavam cuidar mais da casa”, destaca Tiago.

Segundo ele, os vendedores tiveram que entrar no mundo online, passando a ser mais captadores. "Desenvolvemos pelo menos 25 inovações na nossa operação. As amostras de acabamento que ficavam exclusivamente na loja, fizemos mais de 500 para mandar para os arquitetos, por exemplo”, explica Nogueira.

leia: CUIDADO, SUA LOJA PODE SER A NOVA VÍTIMA DE ATAQUES DE EXTORSÃO

A expansão da rede se dá agora principalmente por meio das multimarcas. Entre as 150 espalhadas pelo Brasil, 35 são consideradas premium e a meta para o próximo ano é conquistar entre cinco e sete novas. Ao mesmo tempo, os planos para o lançamento do e-commerce completo seguem ganhando velocidade.

O principal ponto de atenção nessa formatação é a logística extremamente complexa, que precisa entregar alguns produtos extremamente frágeis e outros bastante grandes e pesados. Para isso a Líder conta com frota e equipe de montadores próprios. “Até aqui atuamos com um outlet virtual que nos ajudou a entender muito de como funciona esse tipo de venda. No ano que vem, com o nosso novo site lançado, vamos implementar o e-commerce. Isso não será de uma só vez. Vamos começar com os móveis menores e mais simples. O nosso objetivo é realmente fortalecer a experiência de omnicanalidade para os nossos consumidores”, afirma.

Para atender a demanda e ainda respeitar os protocolos de combate e prevenção à Covid-19 a fábrica, instalada em Carmo do Cajuru (MG), também passou por adequações. Com a cadeia de produção bastante verticalizada, indo da fabricação de vidros e espumas, serralheria, até a montagem final de móveis de alto padrão. “A indústria ficou fechada por mais de 20 dias logo no início da pandemia e depois passou a trabalhar com restrições de pessoal. Isso gerou problemas de entrega e, assim, de faturamento. Foi preciso reconfigurar o dia a dia. A tarefa não foi fácil porque temos várias indústrias dentro de uma só. Também precisamos rever as políticas de remuneração nas lojas para garantir que as pessoas não tivessem uma queda muito acentuada de renda. Ao mesmo tempo usamos as possibilidades de flexibilização que a legislação nos permitia e não tivemos que diminuir a equipe”, completa o diretor Comercial e Marketing da Lider Interiores.

(Com informações Diário do Comércio)

Comentários