IMG-LOGO

Linha Ecotech da Kisafix é destaque no Inspiramais

Revisado Natalia Concentino - 21 de Janeiro 2025
ked.png
KED, uma resina para impressão 3D em escala industrial, já é sucesso entre calçadistas por reduzir o desperdício de matéria-prima e o tempo de desenvolvimento das coleções | Foto: Sheila Meyer

A Kisafix, marca da indústria química Killing S.A. Tintas e Adesivos que é líder na América Latina em adesivos para calçados, está no Inspiramais – Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade de Materiais. Na edição, que ocorre nos dias 21 e 22 de janeiro, em Porto Alegre, além de tecnologias que resultam em processos mais eficientes e sustentáveis, estão sendo expostos também os produtos para o varejo de moda/acessórios e automotivo. O evento é realizado no Centro de Eventos da Fiergs (Av. Assis Brasil 8787, bairro Sarandi) e o espaço da Kisafix é o de número 94.

 

Como o próprio nome sugere, a Linha Ecotech reúne diferentes soluções tecnológicas, que visam, além da redução de impacto ao meio ambiente e ao ser humano, mais produtividade em diferentes etapas dos processos fabris, como a colagem de calçados. “Podemos dizer que essa linha agrega eficiência nas fábricas, pois vai desde produtos com redução de VOC – compostos orgânicos voláteis – até tecnologias bio-based, formuladas a partir de recursos de origem renovável comenta a gerente de negócios para calçados, Raquel Becker.

 

O portfólio sustentável da Kisafix contempla os aspectos ambiental e econômico e o objetivo de reduzir impacto em processos de fabricação foi o que norteou todas as composições. “A redução de VOC dentro das fábricas de nossos clientes, por exemplo, torna o ambiente mais amigável ao ser humano. Há também a redução de desperdício ou até mesmo a redução dos processos, que impactam diretamente no tempo de produção e nos custos”, reforça Raquel.

 

Outra linha que está no Inspiramais é a Kisafix Silk, composta por tintas serigráficas base água, com a finalidade de aplicação nos solados de EVA, PVC e borracha de calçados esportivos e casuais e indicadas para a aplicação em laminados sintéticos de PU e PVC. Apresenta como diferencial um alto poder de cobertura com rendimento até 3x maior que em relação à tinta de serigrafia base solvente; proporciona fácil limpeza: equipamentos limpos com solventes menos agressivos; e possui excelente resistência à hidrólise: ótima aderência em substratos preparados da maneira correta. A linha foi desenvolvida em parceria com a indústria calçadista.

 

Kisafix expõe tecnologias bio-based, formuladas a partir de recursos de origem renovável | Foto: Divulgação 

 

Qualidade nos estofados automotivos – A Kisafix apresentará também adesivos para colagem de estofamentos, um segmento que tem crescido muito nos últimos anos. Não por acaso, a marca é uma das pioneiras no Brasil em apresentar embalagens dedicadas e a perceber o surgimento de especialização da atividade. “Parte do mercado automotivo atende um comportamento de consumo que busca customização e exclusividade em estofamentos. Para isso, produtos como os da Kisafix, eficientes, com qualidade e tecnologia nacional, são importantes”, atesta Kairon de Oliveira, de São Paulo, empresário do varejo de tapeçaria de automotiva, com a marca Kairon Race, que é uma referência da área.

 

leia: Tintas Killing faz maior doação de sua história em prol do RS

 

Inovação com as resinas 3D – A spin off da Killing, KED, é uma resina para impressão 3D em escala industrial. Já utilizada em diversas indústrias calçadistas, a tecnologia também poderá ser conferida no espaço da empresa. A solução é destinada ao desenvolvimento de protótipos de solas, moldes e matrizes, com significativa redução de tempo e de custo de desenvolvimento de coleções. Atende também outras demandas da indústria calçadista, como peças de reposição de máquinas e ferramentaria, auxiliando o processo produtivo, além de gabaritos de corte, matrizes para alta frequência e formas para calçados. É uma alternativa que reduz o desperdício de matéria-prima e o tempo de desenvolvimento das coleções; pois reproduz melhor os atributos das peças desenvolvidas.

 

Comentários