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Logística e eficiência na montagem e entrega de móveis

Ponto crítico na gestão de muitas empresas do segmento de móveis, os processos de entrega e montagem surgem como um desafio para os empresários do setor, na busca pela garantia da eficiência nessas etapas e a consequente obtenção do diferencial de marca na prestação de serviços ante a concorrência.

 

Garantir uma boa logística no varejo envolvendo móveis que têm diversos itens físicos separados tem alguns desafios.

 

Ter processos alinhados e fazer com que a entrega e a montagem sejam feitas com sucesso para satisfazer o cliente são alguns deles.

 

Nesse sentido, uma estratégia importante e usualmente assertiva é a integração das etapas de venda, entrega e montagem de móveis.

 

Apostar na utilização de um software integrado pode ser uma boa pedida, uma vez que envolve desde o agendamento do pedido solicitado pelo cliente até o acompanhamento final das entregas e montagens dos produtos, permitindo uma visão completa do processo.

 

Assim, pela ferramenta, é possível acompanhar, depois das vendas efetuadas, uma série de informações, como, por exemplo, o status da entrega e da montagem. Dessa forma, é possível agir rapidamente caso aconteça algum atraso ou problema.

 

Outro ponto a ser considerado é a informação íntegra e correta na mão dos vendedores. Isso faz com que qualquer reclamação ou observação feita pelo cliente fique devidamente registrada e respondida pela empresa.

 

Assim, de posse dessas informações, é possível seguir assertivamente os principais processos para o gerenciamento eficiente desses processos, conforme demonstrativo abaixo:

 

Centralização da assistência técnica

 

Um software que integra todas as etapas do processo de vendas no setor de móveis e eletros tem outra funcionalidade que faz a diferença no quesito eficiência: contar com um sistema centralizado de assistência técnica.

 

Com isso, quando o cliente fizer uma reclamação ou colocar uma observação em seu pedido, esta informação ou queixa fica registrada no sistema, possibilitando a preservação íntegra do status, sem desencontro de informações.

 

Esse recurso permite o acompanhamento da demanda para avaliação. Assim, é possível se certificar que o cliente foi atendido em seu pedido ou reclamação.

 

Aprimoramento do controle e garantia da qualidade de entrega e montagem de móveis por empresas terceirizadas

 

Muitos empresários perdem clientes fiéis por conta de problemas na entrega e montagem de móveis feitas por empresas terceirizadas.

 

Como o controle é menor e as companhias podem não compartilhar a filosofia de atendimento da empresa que realizou a venda, é importante se prevenir para manter a satisfação do cliente durante todo o processo.

 

Um software integrado é útil neste sentido. Já que, no caso de entrega e montagem terceirizada, a ferramenta pode receber e fornecer informações aos profissionais responsáveis pelo serviço.

 

Assim, se garante a promessa ao cliente final. Além disso, facilita o controle do andamento e da qualidade do processo.

 

leia: Móveis: a troca de mostruário é obrigatória ou facultativa?

 

Compreensão do conceito multi-volumes

 

Os diversos itens físicos separados em embalagens distintas são um complicador na logística de empresas do setor. Assim, para não correr o risco de, na hora da separação e conferência, o almoxarifado enviar peças a menos, ou o montador verificar que há peças erradas, é importante ter um processo automatizado.

 

Nesse sentido, a automação deve entender as particularidades do setor e ajudar os seus funcionários no desempenho de suas funções.

 

Para isso, é importante a utilização da tecnologia do código de barras, coletores e a adoção de softwares especializados.

 

(Conteúdo: sindilojas-sp.org.br)

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