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Logística preocupa polo moveleiro do RS

Por Edson Rodrigues - 20 de Setembro 2012
A crescente demanda por móveis nas Regiões Norte e Nordeste do país preocupa as indústrias do polo moveleiro de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A questão logística torna-se o ponto crucial para a manutenção da competitividade do setor. O reajuste médio de 50% no frete rodoviário após a regulamentação da Lei dos Motoristas está levando as empresas a buscarem alternativas para uma entrega menos onerosa.
Nessa semana, o Comitê de Logística do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) promoveu reunião entre o Terminal de Contêineres de Rio Grande (Tecon) e representantes da indústria local para divulgar o serviço de cabotagem – transporte marítimo na costa brasileira.
A cabotagem pode representar uma alternativa para as fabricantes. Atualmente, as operadoras que partem de Rio Grande possuem linhas para Manaus e Recife, com deslocamento de aproximadamente 20 dias de porto a porto. O período é considerado razoável, tendo em vista que as remessas por transportadora levam entre 15 e 20 dias, antes da aprovação da Lei dos Motoristas, que restringe a jornada de trabalho e deve alongar os prazos de entrega. Em relação a custos o transporte marítimo na costa brasileira pode ser até 40% mais barato do que o transporte rodoviário. Além da redução dos impactos ambientais, em função das menores emissões poluentes.

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