Loja venderá móveis brasileiros vintage
A capital paranaense ganha, neste sábado (18), uma loja especializada em mobiliário vintage original assinado por grandes nomes do design. Trata-se da Bossa – Mobiliário Moderno Brasileiro, loja-conceito que que se assemelha à proposta de uma galeria de arte: suas mobílias e objetos de design serão apresentadas em um formato de exposição, com lançamentos bimestrais. Para a inauguração está prevista uma mostra de dois gigantes do design: Oscar Niemeyer e o polonês naturalizado brasileiro Jorge Zalszuspin. Nas próximas exposições, serão obras de nomes como Jean Gillion, Lina Bo Bardi, Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues e Giuseppe Scapinelli.
O conceito de galeria não é à toa: a loja é uma parceria da Simões de Assis Galeria de Arte e Galeria SIM. No recorte feito pelos proprietários, estão apenas móveis brasileiros criados entre as décadas de 1950 e 1980. O período escolhido marca a efervescência da arquitetura e do design nacional, principalmente após a construção de Brasília, o investimento na indústria e o surgimento da Bossa Nova. Por conta da idade e exclusividade das peças, o empreendimento vai oferecer ainda o serviço de restauro aos compradores, que poderão levar para casa móveis originais em perfeito estado.
Aproveitando o clima da inauguração da Bossa, estão previstos dois eventos simultâneos nas galerias SIM e Simões de Assis Galeria. Na primeira, será aberta uma exposição que reunirá obras do artista curitibano André Azevedo e do norte-americano James English Leary, que expões no Brasil pela primeira vez. Para completar a programação especial, a Simões de Assis Galeria de Arte abrirá a mostra individual do artista mineiro Marcos Coelho Benjamim: “Benjamim – Tudo está aqui”.
Comentários