IMG-LOGO

Volta do consumo nas lojas físicas puxa venda do varejo

Por Natalia Concentino - 24 de Fevereiro 2022

As vendas totais no varejo cresceram 5,7% em janeiro, de acordo com os dados divulgados pelo Mastercard SpendingPulse, que mede as vendas em lojas físicas e virtuais em todas as formas de pagamento. Além disso, quatro das cinco regiões brasileiras apresentaram crescimento no período, com destaque para a região Norte, com 27,2%.

 

Quem ficou na vice-liderança foi a região Sul, com 11%, seguida por Centro-Oeste (8,7%) e Sudeste (4,8%). Em contrapartida, a região Nordeste foi a única a registrar queda de 2,5% nas vendas

 

Em comparação com 2020, as vendas totais subiram 22,1% e as vendas pela internet surpreenderam negativamente, registrando queda de 26,6% em relação ao mês de janeiro do ano passado.

 

De acordo com o Mercado&Consumo, Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil, disse que: “Com a volta do consumo nas lojas físicas, vemos uma retração dos consumidores brasileiros com relação às suas compras online”.

 

LEIA: Colombo busca se fortalecer no comércio de rua e e-commerce

 

“Embora as comparações ano a ano de e-commerce sejam difíceis, estamos vendo um crescimento positivo em muitos setores na comparação ano a dois anos, à medida que os consumidores retornam aos seus hábitos de compra”, avaliou Bassols ao apontar que alguns segmentos tiveram quedas abruptas, como vestuário, 38,6%; eletrodomésticos, 29,5%; e de farmácias, com 18,8%.

 

E isso fica claro ao olharmos para janeiro de 2020, no período pré-pandemia, quando as pessoas ainda não tinham o hábito e a necessidade de fazer tantas compras online, o crescimento de janeiro de 2022 ficou em 32,9%.

Comentários