IMG-LOGO

Luiza aposta em sistema de pagamento próprio

Por Evelyn - 20 de Setembro 2018

No mês de outubro, a varejista Magazine Luiza vai lançar o Magalu Pagamentos, um produto criado inicialmente como antecipação de recebíveis dos lojistas do marketplace, com cobrança pelo serviço. O objetivo é seguir a tendência de entrada nos meios e pagamento por empresas de varejo. Os recebíveis antecipados de compras feitas no crédito pelo marketplace do Magalu serão creditados ao lojista via conta digital. No futuro, essa conta digital se tornar mais completa, oferecendo, por exemplo, linhas de financiamento aos lojistas.

 

Do ponto de vistas dos analistas do setor, a novidade aumenta a competitividade do Magazine, que entrou tardiamente no negócio de marketplace. Ela será especialmente importante no momento em que a Via Varejo anuncia seu mergulho de cabeça no universo omnichannel – frente onde o Magalu era referência praticamente isolada.

 

O lançamento destaca uma tendência clara no setor do varejo: cada vez mais, estas empresas tendem a ‘’invadir’’ um campo antes dominado por fintechs na popularização dos meios de pagamento digital. Para os especialistas, a penetração dos mais de 50 milhões de brasileiros desbancarizados neste mercado tende a ser um prato cheio para empresas como o Magalu e seus competidores, que já estão na rotina de camadas menos abastadas da população.

 

Vale lembrar que, na maratona dos produtos financeiros dentro do universo varejista, a Magazine Luiza não detém o ouro. Recentemente, a Via Varejo anunciou uma parceria com opção de compra com a AirFox startup sediada em Boston, focada em serviços financeiros e de pagamentos digitais.

 

Além de autenticação de faturas, pagamento de boletos e cobrança digitais e a digitalização do crediário, o negócio prevê: pagamento de contas como as de telefone celular, contas de luz, água, recarga de celular pré-pago, transferências peer-to-peer via QR code, autenticação do usuário usando biometria facial e, por último, um cartão de débito pré-pago vinculado a um app para compras nas Casas Bahia e outros estabelecimentos.

Comentários