Luiza lança botão de denúncia em seu app
No dia 8 de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Magazine Luiza lançou um “botão de denúncia” dentro do seu aplicativo para smartphones. Apesar da data estratégica de estreia, a funcionalidade é permanente e inicia uma revolução no negócio de uma das maiores varejistas do país. Para anunciar a novidade do app, a campanha da marca usa o mote “Eu meto a colher a sim” – uma resposta ao tal ditado “Em briga de marido e mulher, não se mete a colher”.
Acionar o botão de denúncia, localizado no menu de fácil acesso do app, será uma forma de qualquer usuário contatar o 180, Central de Atendimento à Mulher, criada em 2005 pelo governo federal e mantida pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres.
A ideia do botão é simples. A marca se baseou em estudos que mostravam que, no último ano, 1 entre 3 brasileiros já presenciara algum tipo de ataque contra uma mulher, mas 99% não sabiam como denunciar tal crime. Se 26 milhões de pessoas já baixaram o app da Magazine Luiza, um botão que facilita tal denúncia é mais do que bem-vindo. É um conceito ainda incipiente no Brasil que ficou popularmente conhecido como “super app”. Mais que uma forma de fortalecer a relação da empresa com causas de gênero, o botão marca o início da transformação do aplicativo em uma plataforma que, além de vendas, oferecerá serviços diversos.
O formato já é um sucesso principalmente na China, onde o grande “case” é a plataforma WeChat. Com mais de um bilhão de usuários, o aplicativo da Tencent oferece de mensagens a meios de pagamentos – e pode chegar a ser praticamente o único ícone necessário nas telas dos smartphones chineses. Os planos do Magalu são tão ambiciosos quanto. “Queremos que nosso super app seja uma espécie de portal para a digitalização do brasileiro”, diz Frederico Trajano, CEO da empresa. “Ele só fará real sentido se contribuir para melhorar a vida das pessoas e ajudar a resolver seus problemas.
Comentários