IMG-LOGO

Magalu é um dos melhores locais para mulheres trabalharem

Por Natalia Concentino - 05 de Novembro 2019

De acordo com uma avaliação feita pelo Great Place to Work - na 3ª edição do GTPW Mulher, o Magazine Luiza ficou em segundo lugar na lista das melhores empresas para as mulheres trabalharem, sendo a única varejista a ocupar uma das cinco primeiras colocações. O levantamento é feito para entender como estão as condições igualitárias de trabalho nas empresas.

Ao todo, 55 empresas vêm se destacando por transformar a experiência das mulheres em sua carreira no Brasil. Foram premiadas empresas de médio e grande porte que adotaram em 2019 práticas que garantem progressos em direção à igualdade no local de trabalho. Entre as gigantes estão a Johnson & Johnson, Magazine Luiza e Mastercard, selecionadas como algumas das melhores empresas para as mulheres trabalharem país.

A avaliação foi baseada em vários critérios diferentes, e concluiu que entre as práticas destinadas a mulheres no ambiente do trabalho, 26% oferecem verba para que trabalhadoras utilizem no programa de desenvolvimento que quiserem; 82% dos locais têm programas de coaching; 66%, de mentoria; 82% disponibilizam bolsas de estudos para cursos de idiomas; e 74%, para cursos de graduação ou pós-graduação.

Segundo Mariana Tolovi, membro do conselho do GPTW, em entrevista à Época Negócios, as empresas premiadas apresentaram o seguinte cenário: mulheres compõem, em média, 56% do quadro de funcionários; ocupam 45% dos cargos de média liderança; e 26% na alta liderança. Mas em apenas nove das 55 empresas premiadas, a posição de CEO é ocupada por uma mulher.

O número impressiona quando o assunto é equiparação de salários entre homens e mulheres. Segundo dados do Instituto Locomotiva, se houvesse paridade no Brasil seriam injetados R$ 484 bilhões na economia por ano.

Levando em conta todos esses aspectos, o Magazine Luiza conseguiu destaque por fornecer condições especiais e estimular as suas colaboradoras a construírem o próprio plano de carreira. A empresa oferece opções para a funcionária que está de mudança, como viagem duas vezes para retornar à sua cidade natal. Em casos de mudança com a família, a varejista paga a mudança e dá apoio psicológico aos familiares na adaptação e recolocação profissional e escolar.

Confira as 5 melhores empresas para as mulheres trabalharem

1 - Johnson & Johnson

2 - Magazine Luiza

3 - Laboratório Sabin de Análises Clínicas

4 - Atento Brasil

5 - SESC - RS 

Comentários