Maiores e-commerces do Brasil são marketplaces
Os principais marketplaces do País dominam as primeiras colocações na quarta edição do ranking “50 Maiores Empresas do E-Commerce Brasileiro”, divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) no último dia 4. Segundo o levantamento, todos os dez primeiros colocados são plataformas. Ao todo, quase metade atua como marketplace. O ranking foi elaborado com base nos dados fornecidos pelas empresas referentes a 2017, além de informações publicadas por entidades setoriais, balanços contábeis e publicações em veículos de grande circulação.
A primeira colocada foi a B2W, controladora das marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime. Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia), Magazine Luiza, Walmart e Netshoes completam o grupo de frente da lista.
As 50 varejistas apresentaram um crescimento nominal de 8,74% nas vendas, enquanto o comércio online como um todo teve uma alta de 7,5%, segundo o Ebit. As 50 empresas tiveram um faturamento bruto de R$ 36,2 bilhões, o equivalente a 75,89% de todo o e-commerce brasileiro.
A Amazon aparece em 13º lugar no ranking, com faturamento estimado em R$ 410 milhões durante 2017 – em outubro, a gigante do e-commerce iniciou a sua expansão no mercado nacional e passou a vender eletrônicos e decoração. Segundo o relatório, em 2016 a empresa havia faturado cerca de R$ 200 milhões. A Amazon não informou o seu balanço à SBVC.
De acordo com o presidente da SBVC, Eduardo Terra, mesmo em um ambiente de crescimento econômico modesto, o varejo online continua em um ritmo sólido de expansão, gerando empregos e aumentando sua produtividade. “Das 50 empresas listadas no Ranking, somente quatro tiveram declínio nas vendas, o que reflete um ambiente de negócios bastante saudável”, afirma.
Comentários