Ranking das exportadoras
No ranking das dez maiores exportadoras brasileiras de móveis, cinco são de Santa Catarina, quatro do Rio Grande do Sul e uma do Paraná. Os dados são do MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Responsável por aproximadamente 30% do total de móveis exportados pelo Brasil, o Rio Grande do Sul tem apostado em diferenciais para que seus produtos ganhem em competitividade junto aos parceiros globais. As indústrias têm investido em inovação, qualificação, tecnologia e design para agregar valor aos itens oferecidos ao mercado.
Somado a esse posicionamento estratégico aparecem, também, iniciativas importantes, como o Brazilian Furniture, projeto coordenado pela Abimóvel/Apex, que auxilia as empresas no mercado internacional, indicando diretrizes e promovendo missões com foco na abertura de mercados e oportunidades.
“A indústria moveleira gaúcha tem trabalhado bastante para manter e ampliar sua participação na pauta exportadora e, graças a muito esforço e dedicação, vem conseguindo bons resultados. As quatro empresas associadas à Movergs que aparecem entre as dez maiores no ranking do MDIC são bons exemplos de como é possível superar as adversidades com foco, planejamento, e estratégia a médio e longo prazo. Num momento de incerteza no cenário interno, prospectar novos mercados é uma alternativa interessante, desde que as empresas estejam preparadas para isso”, afirma o presidente da Movergs, Volnei Benini.
Confira o ranking das maiores exportadoras:
Comentários