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Maioria pesquisa preço online e testa produtos na loja física

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Imagem: Freepik

De cada 10 consumidores, 6 fazem pesquisa em sites sobre o produto que desejam adquirir e o preço cobrado. Nessa busca, a avaliação dos consumidores sobre o item e a loja online impactam a decisão de compra. Por outro lado, a possibilidade de provar ou testar o produto de interesse em um ponto de venda físico é importante para 54% dos compradores. Os dados sobre os hábitos de consumo online e offline constam no estudo “Tendências de Consumidores”, conduzida pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

 

Os aplicativos para celular são o principal meio de busca para 51% dos entrevistados. De acordo com o estudo, 49% buscam informações nas redes sociais e em sites de avaliação sobre o produto. Os respondentes também procuram por informações nas páginas dos fabricantes ou pedem opinião para amigos e familiares.

 

“Na hora de comprar, a pesquisa online é chave. Mais da metade confere sites de comparação e apps antes de levar o produto para casa. Lojas físicas e pesquisas tradicionais enfrentam a popularidade com novos canais. Para ter sucesso nesse novo mundo, as empresas precisam dominar o online: informações completas, preços competitivos e boa reputação são essenciais”, avalia Marina Pereira, gerente de P&D da GS1 Brasil.

 

Opinião dos outros importa na hora da compra

 

Ainda no processo de decisão da compra, a opinião de outros consumidores sobre o produto exerce a maior influência para 79% dos entrevistados enquanto 65% valorizam mais a opinião de especialistas e influenciadores que gostam de acompanhar pelas redes sociais. A opinião de amigos e familiares é relevante para 59% dos entrevistados, 53% confiam plenamente na descrição oferecida pelo fabricante e para 44% dos participantes do estudo o posicionamento do vendedor na loja e seu conhecimento sobre o produto influencia na decisão de compra.

 

Além de constar a avaliação de outros compradores sobre o produto (55%) no site da compra, os consumidores valorizam as plataformas de comércio eletrônico que oferecem informações claras sobre o produto oferecido (50%), várias imagens do item (44%) e processo de compra fluida, sem burocracia (42%).

 

Para reclamar das marcas ou dos produtos, as páginas destinadas para esse serviço são o principal canal de expressão da insatisfação para 53% dos entrevistados. Os canais da empresa também são acionados por 45% dos compradores, 43% manifestam-se pelas redes sociais da marca e 37% sinalizam os problemas pelas próprias redes.

 

Lojas físicas 

 

As lojas físicas ainda são queridinhas pelos brasileiros desde que ofereçam boa experiência e estejam integradas aos canais online. A possibilidade de ter contato com os itens e de provar antes de finalizar a compra continua a liderar a ida do consumidor ao ponto de venda.

 

A partir dessa necessidade, passam a ser relevantes, na escolha da loja física, ter um atendimento gentil e simpático (49%), encontrar o mesmo preço da loja online (44%) e ter na loja física o mesmo produto visto no canal virtual (43%).

 

Redes sociais

 

Marcas que cativam os seus clientes ganham fãs em suas redes sociais. O estudo aponta que 75% das pessoas ouvidas seguem as empresas das quais costumam comprar no perfil delas no Instagram. O Youtube é o aplicativo de preferência de 60% dos consumidores para acompanhar as marcas de sua preferência enquanto 50% seguem a companhia pelo Facebook e 40% o fazem via outras páginas da internet e/ou redes sociais menos expressivas.

 

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Expectativas de futuro

 

Para o futuro, as três principais expectativas dos consumidores é ter acesso ao código de barras do produto para acessar todas as informações diretamente pelo celular (39%), ter acesso a terminais inteligentes com informações detalhadas sobre os produtos, desde a origem, rastreabilidade e a forma correta de descarte (33%) e ter disponibilidade total aos produtos online, uma vez que 29% dos consumidores acreditam que as lojas físicas deixarão de existir.

 

Metodologia

 

A pesquisa Tendência dos Consumidores realizou 3.997 entrevistadas com consumidores acima de 18 anos em todo Brasil, entre 10 de agosto a 14 de dezembro de 2023. O estudo quantitativo foi baseado em coleta de dados por meio de painel da Offerwise.

 

A margem de erro é de 1,6 ponto percentual para mais ou para menos, considerando um nível de significância de 95%.

 

Fonte: www.mercadoeconsumo.com.br

 

 

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