IMG-LOGO

Mais de 13.000 visitantes fazem o sucesso de feira na Argentina

A décima quinta edição da Feira Internacional de Madeira e Tecnologia - FITECMA 2022, organizada pela ASORA, aconteceu de 13 a 16 de julho, no Centro Costa Salguero, na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

 

Reafirmando que é o ponto de encontro da indústria da madeira em todo o país, a FITECMA 2022 somou um novo recorde com 13.141 visitantes, 20% maior do que na última edição presencial de 2019, e com um dia a menos de exposição.  

 

Como acontece em cada uma de suas edições, com a presença habitual de público da Grande Buenos Aires e CABA, a feira convocou muitos visitantes de todo o país.

 

A FITECMA 2022 concentrou a oferta mais atualizada para a indústria da madeira e do mobiliário, com mais de 120 expositores e 350 marcas argentinas e de outros 19 países, que lotaram todos os quatro pavilhões do Costa Salguero Center. Os visitantes puderam conhecer mais de uma centena de lançamentos de produtos, além de inúmeras demonstrações técnicas realizadas nos estandes.

 

Tecnologia e suprimentos de última geração

 

Os expositores ofereceram respostas e soluções para um mercado que muda muito rapidamente e é influenciado por micro tendências de curta duração.

 

 

As máquinas se destacaram pela maior integração em todo o processo produtivo, com conectividade e digitalização cada vez mais presentes nas fábricas e oficinas. A flexibilidade de produção e a garantia de uma qualidade homogênea encontraram respostas nos equipamentos - independentemente da sua dimensão, incluindo máquinas manuais - e nas ferramentas expostas na FITECMA 2022.

 

No capítulo de tecnologia, vale destacar a oferta reunida na Área Especial de Bioenergia, com equipamentos que apresentaram soluções para fabricação de pallets, cavacos e briquetes, além de componentes para melhoria do desempenho da matéria-prima. Também foram apresentados projetos de auto geração de energia a partir de resíduos de madeira das próprias indústrias.

 

O software continua ganhando presença, com as principais marcas do mercado apresentando seus últimos desenvolvimentos que facilitam a padronização da produção, ganhando tempo e economizando custos; e com interfaces cada vez mais intuitivas e integradoras de todo o processo industrial, incluindo armazenagem, controle de estoque e despacho comercial online.

 

A personalização era uma demanda central no acabamento de superfícies, seja em lacas e tintas ou em melaminas e folheados. Também na qualidade dos detalhes, visíveis ou não, como ferragens e mecanismos, com opções para diferentes níveis de desempenho. Os elementos de fixação voltaram a apresentar uma oferta muito alargada, assim como os adesivos, neste caso com novos produtos focados em garantir um impacto ambiental mínimo.

 

A combinação de materiais colocou a madeira no centro das atenções, ao lado de vidro, alumínio e componentes pintados. O portfólio de madeira maciça apresentado pelos expositores oferecia uma enorme variedade de opções, desde molduras a placas com bordas coladas, passando por dimensões, cortinas ou elásticos para camas, para citar apenas alguns exemplos.

 

 

Construção com madeira foi instalada na FITECMA

 

Um capítulo à parte merece a Área Especial Madeira na Construção, que reuniu um grande número de arquitetos, designers e marceneiros. O módulo de madeira vencedor do Concurso Nacional de Construção em Madeira ‒organizado pela Sociedade Central de Arquitetos e pela Escola Superior de Arquitetura e Design da Universidade de Morón (UM-ESAD) ‒ do Atelier Mondejar/Berzero chamou a atenção.

 

 

Por seu lado, as empresas expositoras desta Área mostraram os últimos avanços em sistemas construtivos e materiais disponíveis para vários tipos de construção. Em todos os casos, seus próprios estandes foram demonstrativos das possibilidades oferecidas pelo mercado hoje para construir com madeira.

 

leia: Participantes do Orchestra Brasil buscam parcerias na Argentina

 

Treinamento de alto nível para PMEs de madeira

 

Outro destaque foi o espaço que a feira dedica à atualização das PMEs do setor de móveis de madeira. O Fórum de Treinamento ofereceu 14 palestras nas quais participaram mais de 500 visitantes; estiveram a cargo de renomados profissionais do setor, especialistas de empresas líderes e técnicos do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI).

 

A agenda abordou as tendências e problemas que atravessam a cadeia de valor da madeira: indústria 4.0 nas PME dos diferentes elos da cadeia de valor da madeira; regulamentos e sistemas para construção com madeira; inovação orientada para o design e produtos inovadores de base ecológica; e a tecnologia de fabricação de pallets em pequena e média escala.

 

 

No âmbito do Fórum de Formação, a FITECMA 2022 acolheu o II Congresso de Arquitetura em Madeira "Inovação sem limites", organizado pela Escola Superior de Arquitetura e Design da Universidade de Morón (UM-ESAD). Durante três dias, foram apresentados trabalhos de profissionais que constroem em madeira com diferentes tecnologias.

 

Complementando as ações do Fórum de Capacitação, diferentes estandes proporcionaram aos visitantes a oportunidade de se aproximarem dos conteúdos apresentados nas palestras.

 

Foi o caso do Selo de Bom Design (SBD/Ministério do Desenvolvimento Produtivo), com uma seleção de produtos de madeira premiados ao longo de suas onze edições; INTI Madeira e Móveis / Construção, com seu módulo baseado no sistema de armação de plataforma; a Escola de Arquitetura e Design da Universidade de Morón (ESAD-UM), com uma amostra das obras e projetos de construções em madeira desenhados pelos seus alunos; e a Pós-Graduação Indústria 4.0 - Tecnologia e Negócios (Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo - UBA), na qual foram apresentadas diferentes tecnologias como 4.0, realidade virtual e drones, entre outros desenvolvimentos para a indústria.

 

leia: 9ª edição da Formóbile supera todas as edições anteriores

 

A madeira iluminou a indústria

 

Mas se algo caracterizou esta edição da FITECMA, foi sem dúvida a “Grande luminária central” do hall de entrada, com a qual a feira quis receber os seus visitantes, convidando-os a visitá-la sob o lema “Madeira. Inovação sem limites”. 

 

 

A obra foi projetada e construída inteiramente em madeira de reflorestamento pelo arquiteto Julio Oropel ‒ máxima referência argentina na aplicação da madeira no design de interiores ‒ e desde a abertura da feira tornou-se uma referência incontornável para os visitantes que, mais tarde, depois da surpresa inicial, observaram e estudaram cuidadosamente seus detalhes de construção.

 

Os comentários elogiaram particularmente a utilização de materiais simples para obter um design impressionante, mas amigável, que fez com que milhares de pessoas, em grupos e individualmente, tirassem uma foto ou fizessem vídeo com eles como recordação da sua visita ao estaleiro da FITECMA.

 

Passados ​​três anos desde a sua edição anterior, fruto do adiamento devido à pandemia, a FITECMA 2022 reafirmou que é o ponto de encontro da indústria da madeira dos nossos vizinhos argentinos.

 

Minutos antes das 18h30 de sábado, último dia da exposição, a presidente da ASORA, Nora Reznik, em nome da organização, dirigiu uma saudação aos expositores e visitantes, parabenizando e agradecendo por fazerem da FITECMA 2022 um sucesso. Ela encerrou convidando todos para se reencontrarem na FITECMA 2024.

 

(Com informações a ASORA)

 

 

Comentários