IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Mantega afirma que preço do dólar não preocupa

Por Edson Rodrigues - 14 de Maio 2012
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta tarde de segunda-feira (14/5) que o aumento do preço do dólar não preocupa o governo. A cotação da moeda chegou a R$ 2,002 e, por volta das 14h45, estava cotado a R$ 1,996, operando em alta de 2,04%.

Segundo o ministro, "o dólar alto beneficia a economia brasileira porque dá mais competitividade para os produtos brasileiros. A indústria brasileira pode competir melhor com os importados, que ficam mais caros, e pode exportar mais barato".

Questionado sobre a possibilidade de haver um parâmetro para a elevação do preço do dólar, Mantega afirmou que a moeda vai flutuar de acordo com o mercado e que o governo "nunca estabeleceu nenhum parâmetro para o dólar". "O dólar é flutuante. Portanto, vai flutuar de acordo com o mercado", disse o ministro.

Hoje, os mercados internacionais reagem fortemente à possibilidade da saída da Grécia da zona do euro, o que aumenta a tensão no bloco europeu, castigado pelo acúmulo de resultados econômicos ruins e pela recessão em alguns países. Na Europa, os integrantes do Banco Central Europeu já falam explicitamente que isso deve ocorrer.

Em períodos de crise o investidor busca investimentos tradicionais, como o dólar e o ouro. A procura por esses recursos diminuiu sua oferta, elevando o preço.

Neste contexto de crise internacional e mercados reagindo minuto a minuto, o Brasil vive agora uma inversão do recente problema cambial, que inundava o mercado nacional com excesso de dólares, em busca da rentabilidade. O governo tinha de lidar com a dificuldade de controlar os efeitos da valorização do real, que levava, por exemplo, à perda decompetitividade da indústria. Agora, a busca da moeda incomoda no sentido oposto.


(Fonte: Folha)
(Foto: Andrew Harrer/Bloomberg)

Comentários