IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Máquina de Vendas estimula reação de outras redes

Por Edson Rodrigues - 17 de Agosto 2012

O acordo entre as redes Insinuante e Ricardo Eletro com a Salfer ocorrido em abril deste ano não representa uma fusão societária e sim uma união entre grandes redes para melhorar as condições de compra com os fornecedores. A rede de varejo Salfer, administra 178 lojas em Santa Catarina e no Paraná e tem grandes expectativas com o acordo. Segundo o presidente da chamada Maquina de Vendas Sul, Clayton Salfer, a rede pretende disputar mercado com o Rio Grande do Sul, que tem grandes lojas, como Colombo, TaQi, Lebes e Certel.

A Máquina de Vendas tem causado uma pequena revolução no varejo e toda essa movimentação provocou esperada reação entre as redes que atuam na região. A Confortlar – cooperativa que uniu 18 lojas pequenas de móveis e eletrodomésticos – foi formada logo após a chegada da Máquina de Vendas. Mas de acordo com o consultor Hermes Ghidini, que já foi representante de marcas como Philco, Arno e Springer para o varejo, a diferença de preço para um grande revendedor para um médio não passa de 5%, portanto a estratégia tem impacto limitado.

As redes de varejo médias têm se aproximado cada vez mais das grandes metrópoles. Os grandes grupos do Rio Grande do Sul, por exemplo, tem instalado unidades em Porto Alegre. Segundo o sócio sênior da consultoria GS&MD - Gouvêa de Souza, Luiz Fernando Biasetto, as despesas com essas novas lojas podem ser compensadas pelo potencial consumidor que as capitais oferecem.

Comentários