IMG-LOGO

Máquinas e Equipamentos cai forte este ano

Por Edson Rodrigues - 25 de Setembro 2014
O faturamento bruto do setor de bens de capital mecânico será menor que o esperado. A afirmação é do assessor econômico da presidência da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Mario Bernardini. "Esperamos que o ano acabe logo. Não há possibilidade de recuperação neste ano e a expectativa é que o estrago seja maior que o previsto, com decréscimo em termos reais superior a 15%, mais próximo de 20%", explicou.

O setor de máquinas e equipamentos amargou forte queda nas vendas em agosto. A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) registrou um faturamento bruto de R$ 5,379 bilhões em agosto, valor 5,5% inferior ao de julho. O número também é 28,7% menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, a queda é de 16,6% na comparação com 2013, e a Abimaq ressaltou que as vendas para o mercado interno estão 32,1% mais fracas neste ano.

Os preços de máquinas e equipamentos estão crescendo menos que a variação dos custos. De acordo com a Associação da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), isso reduz as margens de todo o setor. O índice de preços ao produtor neste ano registra deflação de 1,5%.

Comentários