Venda de máquinas em queda
O faturamento da indústria brasileira de máquinas e equipamentos acumula queda de 6,5% no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29), na capital paulista, pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Considerando-se apenas o mês de junho, houve recuo de 13,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.
A estimativa da associação é que o faturamento do setor recue 5% este ano, o que seria a terceira queda consecutiva da receita líquida de vendas da indústria de bens de capital mecânicos. Em 2013, houve retração de 5% e, em 2014, de 12%. “O drama desses números é que ele não se refere somente ao setor de máquinas. Isso é reflexo do que está ocorrendo no país. Nossas vendas caem porque o Brasil está investindo cada vez menos”, avaliou o presidente do Conselho de Administração da Abimaq, Carlos Pastoriza.
O balanço mostra ainda que, em relação às exportações, foi registrado recuo de 17,4% de janeiro a junho em relação ao primeiro semestre de 2014. De acordo com a entidade, o resultado é explicado pela “paralisia nos financiamentos à exportação, combinada com a volatilidade cambial”.
Comentários