Maratona das indústrias moveleiras gaúchas rumo à inovação
Propulsores de empreendedorismo na Serra gaúcha, os setores moveleiro e metalmecânico se uniram em parceria inédita para fortalecer suas indústrias: 1º Hackathon Madeira & Aço - maratona das indústrias gaúchas metalmecânica e moveleira rumo à inovação. Um evento interativo para entender os problemas enfrentados pelas empresas de ambos os segmentos e propor soluções inovadoras orientadas por especialistas. Com o tema “Como otimizar e agilizar a integração de novos colaboradores desde a seleção até o treinamento”, o encontro será nos dias 23 e 24 de setembro, no Centro Empresarial Bento Gonçalves, totalizando 18h de imersão.
A ideia surgiu da aproximação entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs). As entidades coordenam o GT Indústria 4.0 do ecossistema regional de inovação Serra gaúcha – uma das oito macrorregiões integrantes do programa “Inova RS”, desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), com o objetivo incluir o estado no mapa global da inovação.
Instituto Hélice e Sebrae RS estão ao lado do Sindmóveis e do Simecs como realizadores do evento – além dos apoiadores Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e Orquídea.
Mais informações e inscrições: bit.ly/hackathonmadeiraeaco
Sobre o Inova RS
Com o objetivo de incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, o programa Inova RS é organizado em oito ecossistemas regionais de inovação que utilizam atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresarial, acadêmico e governamental. As macrorregiões são: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra e Hortênsias.
A visão de futuro do ecossistema Serra gaúcha é que, em 2030, a região será referência global de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente de transformação da experiência em turismo, cidades inteligentes, educação tecnológica e indústria 4.0, que incrementem a matriz econômica atual e potencializam novas oportunidades, com foco na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável da região.
Comentários