Marca Jader Almeida é uma das atrações da DW! São Paulo
Há dez anos, Jader Almeida apresentava ao público uma peça inusitada: o apoio Jardim. “Um objeto, um adorno estético funcional poético, uma joia”, define o autor. O premiado designer observou uma lacuna no mercado, revisitou o antigo mobiliário inglês de época, adaptou para a tecnologia atual e para as necessidades vigentes, estudou proporções, composições, elementos, formas e materiais para chegar a um resultado sem precedentes.
Passada uma década de produção ininterrupta do produto, a marca jaderalmeida escolheu o Festival DW!, que acontece entre os dias 4 a 11 de setembro na cidade de São Paulo, para lançar a campanha comemorativa da peça e apresentar seus desdobramentos. Batizada com o nome Jardim, Jader procurou a semelhança da mesa e seu formato que remete a uma flor: a base um vaso, a haste um caule e o tampo uma interpretação à corola de pétalas; a Jardim recebe uma edição especial composta de três mesas, bandejas, luminárias, objetos, aromas e joias, disponíveis de maneira inédita para compra on-line.
Duas das mesas possuem o tampo de uma rocha nacional denominada quartzito formada por uma combinação de quartzo e outros minerais que geram uma intensidade de veios e cores. Sedimentos que marcam a passagem do tempo. A terceira opção, foi confeccionada em madeira de Imbuia que tem sua característica única, sua essência parte de um amarelo negro com desenhos incríveis. A imbuia é proveniente do sul do brasil, com maior incidência no estado de Santa Catarina, sendo um símbolo do estado.
Para as hastes que compõem as mesas, a opção em aço Damasco, que tem uma técnica de confecção milenar, onde a junção de camadas distintas e a composição de carbono geram quase um movimento da água, mimetiza uma peça de madeira, com seus veios e desenhos orgânicos. Também o ouro que é um dos metais nobres o mais perfeito que evoca a sabedoria, a luz e a eternidade. Além da prata com sua característica de cor, o mais branco dos metais, com incrível capacidade de reflexão.
Já as luminárias veem nas opções em latão ou em pintura bronze, tanto nos modelos à energia elétrica ou à bateria. As bandejas apresentam técnicas inéditas, como a de composição de rochas para o modelo sem alça, e de base em imbuia maciça com haste em aço damasco. E para a edição comemorativa, Jader desenvolveu uma miniatura em latão da mesa, e pela primeira vez colares, pulseiras, brincos e broches. “O DNA original se estende a estas incríveis peças, podendo serem combinadas com diferentes geometrias e diferentes metais”, conceitua Jader.
Comentários