IMG-LOGO

Mercado abre quase 1 milhão de vagas temporárias até fevereiro

Revisado Natalia Concentino - 05 de Dezembro 2024
mercado_abre_vagas.jpg
Imagem: Freepik

O final de ano é sempre um momento de aquecimento nas vagas temporárias, muito por conta do maior movimento nas vendas em todo o país. Mas no caso do Infojobs, site e app de empregos que conecta talentos e empresas, o começo de 2025 promete também ser bem aquecido no tema. A empresa projeta a criação de mais de 910 mil vagas temporárias de novembro até fevereiro do ano que vem, representando um crescimento expressivo de 118,31% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Segundo Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, o aumento reflete a adaptação estratégica das empresas à intensificação da demanda sazonal. “A Black Friday, festas de final de ano e início de 2025 impulsionam o consumo, exigindo reforço das equipes em setores como varejo, e-commerce e logística. As vagas temporárias também são uma excelente oportunidade para identificar talentos com potencial de efetivação,” destaca Ana Paula.

 

O setor logístico lidera as contratações sazonais registradas na plataforma, com 57,85% das oportunidades, seguido por Comercial/Vendas (20,21%) e Industrial/Produção (9,84%). Regionalmente, o Sudeste concentra 72,59% das vagas, sendo São Paulo o destaque, com 65% das oportunidades. Minas Gerais (10,73%) e os estados do Sul – Rio Grande do Sul (4,42%), Santa Catarina (3,20%) e Paraná (2,62%) – também apresentam números significativos.

 

leia: Black Friday: Casas Bahia vende 20% mais em linha branca e móveis

 

As vagas estão concentradas majoritariamente em posições operacionais (49,96%) e auxiliares (40,98%), o que evidencia a necessidade de profissionais para atender à alta demanda por logística, atendimento e suporte. A CEO do Infojobs ainda ressalta que essas posições são estratégicas para jovens em busca da primeira experiência no mercado de trabalho. “Além de desenvolverem habilidades práticas, esses profissionais têm a chance de construir sua rede de contatos e demonstrar seu potencial às empresas”, revela Ana Paula.

 

Com o mercado aquecido e uma taxa de desemprego de 6,4% no terceiro trimestre de 2024, o menor índice desde 2012, as empresas enfrentam desafios para atrair talentos. Apesar disso, o crescimento na criação de vagas demonstra o fortalecimento econômico e a descentralização de oportunidades em diversas regiões do país.

 

A análise do Infojobs destaca o impacto estratégico das contratações sazonais na movimentação econômica e no desenvolvimento de talentos. Com o suporte de dados e tecnologia, as empresas podem transformar o período sazonal em uma oportunidade para fortalecer equipes e impulsionar resultados.

 

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br

 

 

Comentários