Vendas de painéis caem em 2016
Segundo os dados divulgados na 32ª edição do Cenários Ibá - relatório publicado pela Indústria Brasileira de Árvores -, as vendas domésticas do segmento de painéis de madeira registraram queda de 2,1% em relação a 2015, com 6,2 milhões de m³ negociados. Por outro lado, as exportações tiveram aumento de 28,2% no mesmo período.
O saldo da balança comercial do setor de painéis de madeira de janeiro a dezembro de 2016 é de US$ 246 milhões, o que corresponde a um crescimento de 30,9% em relação ao ano anterior. A América Latina foi o principal mercado consumidor deste segmento, cujas exportações para a região representaram 54,4% (US$ 136 milhões).
Perspectivas 2017
“Este ano exigirá das indústrias do setor de árvores plantadas um grande esforço para recuperar a queda nos preços da exportação e garantir um crescimento real de receita. O Banco Central já vem trabalhando para que a inflação fique dentro do centro da meta, porém é fundamental que concretizar outras reformas para que vejamos ainda este ano a recuperação sustentável da economia brasileira”, afirma Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Ibá. Confira o relatório completo aqui.
Comentários