IMG-LOGO

Portugal é mercado para madeira do Brasil

Por Jeniffer Oliveira - 26 de Março 2018

Segundo a Associação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Portugal (AIMMP), o setor da madeira no País deve duplicar a percentagem de importação nos próximos anos, devido à escassez que os incêndios causarão nesta matéria-prima. Esta pode ser uma grande oportunidade para o mercado de madeira brasileiro.

 

“Neste momento, o setor da madeira e mobiliário já importam cerca de 30% da madeira consumida em Portugal, sendo que esse valor pode duplicar nos próximos anos face à escassez de matéria-prima”, disse o presidente da AIMMP, Vítor Poças, após assinar contratos para a criação de 25 parques de madeira por um consórcio de 14 empresas.

 

De acordo com Vítor Poças, a solução para o problema que o setor vai ter daqui alguns anos poderá passar pela utilização do mesmo mecanismo aplicado para os parques de madeira queimada. “A importação de madeira exige a compra em grandes volumes. Sendo assim, a utilização de um consórcio de empresas do setor permite reunir diversas vantagens, principalmente em termos de transporte e capacidade financeira”, explica o presidente da AIMMP.

 

A forma de consórcio para a construção dos parques ajudará também na união para importação da madeira, que irá “superar o déficit de madeira que vai acontecer, obviamente, em Portugal”, frisou Poças. O presidente da AIMMP afirmou que Portugal já importa muita madeira da Espanha e, portanto, terá que encontrar outras fontes, como o Leste da Europa ou a América do Sul.

Comentários