IMG-LOGO

Mobiliário escolar influencia a aprendizagem

Por Daniela Maccio - 30 de Maio 2017

Veja galeria de fotos acima

Nem todo mundo sabe, mas a ergonomia e a estética do mobiliário escolar têm função pedagógica. Móveis confortáveis, de fácil manutenção, que facilitem a circulação e a interação entre alunos e alunos e professores motivam os estudantes a aprender. E não é só na educação infantil que o espaço interfere na aprendizagem. Sabendo disso, o colégio e centro universitário Eniac, de Guarulhos (SP), investiu em móveis exclusivos para compor seu ambiente de aprendizagem, o espaço ArapaTech, voltado para atividades colaborativas em grupos.

 

O espaço é inspirado nos ambientes das grandes empresas de tecnologia, como Google e Linked In. O mobiliário, planejado para garantir comodidade e funcionalidade, foi desenhado para se encaixar perfeitamente e facilitar a livre circulação dos professores durante as atividades. As estrelas são as mesas modulares, projetadas para otimizar o espaço e oferecer uma nova dinâmica de ensino aos alunos. As peças vão se encaixando entre si e podem ganhar diversos formatos, aumentando conforme os grupos crescem.

 

Para o Diretor de Inovação do Eniac, o mobiliário e o desenho dos espaços seguem o conceito da Built Pedagogy (pedagogia construída), segundo a qual esses elementos têm capacidade de influenciar a forma como os professores ensinam e como os estudantes aprendem. "A inclusão de mesas coloridas com design exclusivo deixa o ambiente mais divertido, o que motiva os alunos, e traz um novo dinamismo para sala de aula" afirma Fernando Domingues.

Comentários