Mobitec promove talk sobre branding e retail experience
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Nesta terça-feira (07), a Mobitec promoveu um talk com a arquiteta Eliza Schuchovski e a especialista em branding, estratégia e marketing Scheila Schuchovski Sperandio sobre branding e retail experience na loja da Artefacto, em Curitiba. No evento, as especialistas abordaram a importância de aplicar estratégias que façam sua marca se destacar em um cenário no qual mais de 3 milhões de empresas abriram no Brasil só em 2020.
“É preciso primeiro entender sua marca, segmentar seu público e depois começar um trabalho intenso de construção de identidade e de experiência do cliente”, explica Scheila. Segundo ela, é preciso fazer com que o cliente entre no universo da marca e, para isso, é importante explorar espaços de conexão e contato. “O cliente não vai lembrar de um produto que viu na loja, ele vai lembrar da experiência”, comenta a especialista, reforçando a importância das lojas físicas e de tudo o que elas podem oferecer quando o assunto é experiência de compra.
De acordo com Eliza, para criar uma experiência de marca em um espaço físico, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração. O primeiro é a atmosfera do ambiente, ou seja, a música, o aroma, o cenário e a iluminação. O segundo é oferecer algo a mais, como um café, um restaurante ou comidinhas, tudo para que o cliente se sinta acolhido e bem recebido. “Outros serviços que podem ser oferecidos são wi-fi, valet e até salão de beleza”, incentiva Eliza.
E, além de pensar no espaço físico, também é preciso complementar essa experiência com o mundo digital. “Assinatura digital, campanhas, vitrine digital, tudo isso também precisa ser levado em consideração”, reforça Eliza. Outro ponto que as especialistas destacaram é o de oferecer um ambiente compatível com o valor dos produtos e, claro, cuidar para que a aparência e o comportamento dos vendedores também sejam condizentes com esse cenário.
Para elas, o ponto principal antes de aplicar essas estratégias e conhecer a fundo sua marca e saber com qual público você quer se comunicar. “Toda escolha é uma renúncia, ou seja, você não vai conseguir agradar a todos, por isso é importante saber com qual público que você quer se comunicar e criar um cenário que ofereça um universo agradável para ele”, explica Scheila. “Também é importante estudar seu público, por exemplo, mulheres gostam de ambientes mais amplos e homens se movem mais rápido, sua marca precisa se adaptar ao seu público para oferecer a melhor experiência possível a ele”, completa a especialista.
Segundo elas, o layout da loja também é um ponto crucial na hora de criar um universo para o cliente. “Pense na permanência dos clientes na loja, em maneiras de manter o caminho livre, em pontos focais e o mais importante: na setorização de espaços”, aconselha Eliza.
Sobre a Artefacto
A Artefacto não só promoveu esse talk como também já está seguindo todas essas dicas. A marca que já completou 45 anos de história oferece em suas 12 lojas espalhadas pelo Brasil ambientes montados por arquitetos renomados. Tudo climatizado e com uma pitada especial do aroma acolhedor que se faz presente em todos os espaços da loja. A marca registrada dos produtos oferecidos pela Artefacto é o feito a mão e a conexão com o essencial e o natural. Para melhor a marca, visite uma de suas lojas. Confira os endereços clicando aqui.
E para quem quiser um spoiler da Mostra Artefacto disponível na sede da loja em Curitiba – Paraná, confira a galeria de fotos dessa matéria.
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