IMG-LOGO

Morre Jaime Lerner, conceituado arquiteto e designer paranaense

Por Natalia Concentino - 27 de Maio 2021

Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, arquiteto e designer de móveis, morreu nesta quinta-feira (27) aos 83 anos. Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba (PR), após apresentar um quadro de febre. Segundo o hospital, a morte se deu por complicações de doença renal crônica.

Lerner já vinha fazendo hemodiálise há algum tempo e precisou ser hospitalizado, de acordo com as informações de Gerson Guelmann, ex-chefe de gabinete do político.

Além de ser reconhecido mundialmente pelo urbanismo e integração do sistema de transportes curitibano, quando foi prefeito da cidade, Jaime Lerner também ousou no design de móveis.

Em 2017, Lerner apresentou a Chaise Urca e, no ano seguinte, exibiu mais quatro peças de mobiliário projetadas por ele. Em uma entrevista dada na época, o arquiteto falou sobre o estilo escolhido para criar os móveis. “Eu gosto muito da expressão japonesa ‘Wabi Sabi’, que quer dizer beleza da simplicidade. Sempre persegui a ideia de desenhar móveis que fossem simples, que não tivessem complicações, parafusos e outras coisas”.

Leia: JAIME LERNER APOSTA NO DESIGN DE MÓVEIS

O mundo perde um grande urbanista, arquiteto e designer. Uma pessoa que veio ao mundo para fazer diferença. E fez muita.

O velório de Lerner acontece na capital paranaense e será restrito, por conta dos protocolos de segurança relacionados ao coronavírus.

Comentários