IMG-LOGO

Mostra do Museu de Londres reúne móveis inovadores

Por Edson Rodrigues - 26 de Março 2014
Começou nesta quarta (26) e acontece até dia 25 de agosto a exposição "Designs of the Year" no Museu do Design de Londres. A mostra reúne os melhores projetos deste ano nas categorias arquitetura, moda, mobiliário, produtos, gráfica e transporte. 

Na categoria "mobiliário", os vencedores foram os projetos "Bodleian Library Chair", produzido por Barber & Osgerby, "Iro", criado por Jo Nagasaka, "New Interior for United Nations North Delegates' Louge (New York)", desenhado por Hella Jongerius, Rem Koolhaas, Irma Boom, Gabriel Lester and Louise Schouwenberg, "Pro Chair Family", feita por Konstantin Grcic, "Ripple, an ultra light timber table", criada por Benjamin Hubert, e "'Simple' Exhibitions at Projectb Gallery, Milan", produzida por Philippe Malouin.

Entre os destaques de todas as categorias está o protótipo de uma escola flutuante, construído para a comunidade de Makoko, na Nigéria. O prédio de madeira segue uma abordagem inovadora, sustentável e barata, atendendo às necessidades da população local, que vive em palafitas sobre a Lagoa de Lagos.

Para mais informações sobre a exposição, acesse: http://designmuseum.org/exhibitions/2014/designs-of-the-year-2014 . 

Confira as fotos dos projetos expostos da categoria mobiliário:


Os arquitetos Hella Jongerius, Rem Koolhaas, Irma Boom, Gabriel Lester e Louise Schouwenberg foram vencedores da categoria mobiliário com a criação de um novo espaço interior para a sala dos delegados das Nações Unidas. Outro vencedor da mesma categoria foi a Pro Chair, de Konstantin Grcic. O design da cadeira não apenas permite a movimentação em todas as direções, como também faz com que seu ocupante se sente sempre na postura correta. Bodleian Library Chair, cadeira de três pés produzida por Barber & Osgerby, é forte, mas extremamente leve.
Os trabalhos expostos para a exposição 'Simples' abrangem dois anos de projeto e experimentação em torno do tema da simplicidade. Produzida por Philippe Malouin, a cadeira simples faz parte da exposição, apresentando geometria modesta e caixas simples, delimitadores e uma lâmpada são compostas de um material facilmente disponível e simples, tais como MDF. Iro, criada por Jo NagasakaIro,  é uma linha de mobiliário elegante vibrante, que se mantém fiel ao estilo minimalista de seu criador, fazendo uso de resina colorida. O acabamento liso destaca o grão natural da madeira dentro da resina. (Trocar foto)
Ripple é uma longa mesa de jantar metros de 2,4 construída a partir de papelão ondulado. A construção ondulada permite uma resistência muito elevada em relação ao peso, embora ainda utilizando um material natural. Ao reduzir a quantidade de madeira utilizada, seu criador Benjamin Hubert permitiu que a mesa fosse facilmente montada e manobrada.

Comentários