Móveis estão entre as categorias mais buscadas no e-commerce
Uma pesquisa realizada pelo Google Retail AIT no mês passado, buscou entender o comportamento e os movimentos de mercado durante os meses de janeiro, fevereiro e começo de março, em países cuja chegada do COVID-19 foi anterior a do Brasil.
O estudo mostrou que o fechamento de lojas físicas devido à necessidade de isolamento social, a queda no fluxo de pessoas nas lojas (que nos Estados Unidos foi de 9%, segundo a pesquisa) e a demanda por novos formatos de entrega, impactou diretamente o varejo online, que teve aumento de vendas em diversas categorias, como alimentos e produtos de limpeza, mas também queda de procura em produtos considerados supérfluos e bens duráveis, como perfumes, móveis e roupas.
No Brasil, segundo o Promobit, plataforma especializada em promoções, as categorias de produtos como moda, jogos, móveis e decoração, comida, entre outros, foram os itens com maior visibilidade no país no final de março. E se for comparar o começo de março com o fim do mês, houve queda acentuada na procura por passagens aéreas e pacotes fechados de viagem, batendo 66,4%. Outro setor que também apresentou queda foi o de móveis e decoração, com redução de 10,1%.
Por outro lado, o segmento de moda cresceu neste período, diferentemente do que aconteceu no exterior. A procura por itens e calçados masculinos aumentou 158,3%, enquanto a busca por produtos e calçados femininos cresceu 6,9%. Segundo Fabio Carneiro, cofundador da startup, o que deve ter ocasionado esse aumento foram ações promocionais realizadas pelas próprias lojas. “Alguns estabelecimentos fizeram promoções bem agressivas antes do agravamento do Coronavírus no Brasil, o que despertou interesse de alguns consumidores nestes itens”, explica.
Outra categoria de produtos que teve alta na procura foi a de smartphones e tablets, que cresceu 88,3%. O interesse por televisores também aumentou, chegando a 55,3%. Para Carneiro, isso se deu por conta da troca de linhas de alguns produtos muito desejados pelos consumidores, como os da família Galaxy S20. “Os lançamentos costumam ser acompanhados por ações promocionais mais agressivas de produtos similares ao ano anterior. Possivelmente, esse é um dos principais fatores para esta alta que apresentamos”, comenta.
Os brasileiros também têm procurado maneiras alternativas de se divertir e passar o tempo em casa. Isso fica representado no aumento de 46,8% por jogos e 42,6% por brinquedos.
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