IMG-LOGO

Henn emprega cerca de mil colaboradores

Por Jeniffer Oliveira - 02 de Maio 2018

Segundo o Censo do IBGE de 2016, Mondaí (SC) possui 11.343 habitantes. Destes, cerca de 1.000 (ou seja, quase 10%) são colaboradores diretos ou indiretos da Móveis Henn. A fábrica, criada em 1992 por quatro irmãos, atualmente vende móveis para todos os estados do Brasil e países de quatro continentes.

 

De acordo com o diretor-superintendente da empresa, Bruno Henn, depois do início em que quase faliram, o crescimento foi constante até 2015, quando as vendas estagnaram. Em 2016, a empresa colocou em prática as estratégias montadas no ano anterior. Entre elas, o lançamento de uma nova marca, a Briz; a ampliação da marca Henn, que passou a fabricar cozinhas, além dos dormitórios e da linha infantil que já estavam no portfólio; e a expansão das vendas para outros países. Isso garantiu que o Grupo Henn não só voltasse a crescer, como também superasse as próprias expectativas.

 

Da marcenaria à indústria

 

A trajetória de empreendedorismo começou com o progenitor da família Henn, que era marceneiro e lojista. Na marcenaria, o pai de Bruno fabricava todo tipo de móveis. Na loja, a família vendia as peças da marcenaria e de outras fábricas. Bruno percebeu que precisavam expandir e sugeriu ao pai que começassem uma estofaria, já que ele vendia sofás novos na loja, mas não fabricava. O pai não aceitou, mas apoiou que o filho colocasse a ideia em prática. Bruno começou o negócio na garagem da loja, com a ajuda de um dos irmãos.

 

“Nossa produção era para Mondaí e algumas cidades próximas, mas não havia nenhuma perspectiva de crescer mais do que isso”, lembra Bruno, que chegou a propor ao pai que abrisse uma indústria de dormitórios, ao invés de fabricar todo tipo de móveis. Neste momento, o pai decidiu vender a marcenaria aos filhos, para que eles mesmos pudessem começar o novo empreendimento.

 

A fábrica começou com 27 colaboradores e uma produção de 450 peças por mês. Bruno afirma que o ponto chave para que a empresa permanecesse no mercado e alavancasse os negócios ocorreu quando começaram a participar de feiras do setor, onde encontravam novidades tanto para melhorar a produção quanto para chegar a novos clientes: “Comprávamos o que era possível, mas aos poucos conseguimos adquirir máquinas e assim a empresa cresceu”, complementa.

 

Depois da primeira estrutura, a fábrica precisou ser ampliada diversas vezes. Em 2000, a unidade possuia 27.000 m² de área construída e a produção atingia 65 mil peças por mês. Atualmente, a empresa conta com 70.000 m² de área construída. Em março deste ano, a produção foi de 231.000 peças.

 

Para se destacar entre os concorrentes, Bruno conta que a promessa foi oferecer um serviço de entrega rápida: “nós explicávamos para o cliente que ele não precisava ter um espaço físico para fazer estoque dos produtos. Nós tínhamos todos os modelos pronta-entrega e assim que ele comprasse entregaríamos em 3 ou, no máximo, 4 dias”.  Agora, 25 anos depois, a empresa continua com a mesma promessa. “E cumprimos! Temos um Mix de 500 itens no catálogo e temos todos no estoque a pronta-entrega”, se orgulha o empresário.

Comentários