IMG-LOGO

Moveleiros capixabas se preparam para volta às atividades

Por Natalia Concentino - 30 de Abril 2020

Grande parte das indústrias moveleiras se prepara para voltar a produzir no polo de Linhares (ES). De acordo com as informações do jornal A Gazeta, muitos funcionários que haviam entrado em férias por causa da pandemia do coronavírus já retornaram às fábricas nessa quarta-feira (29).

Desde que se iniciou a paralisação das atividades, os empresários registraram quedas nas vendas que chegam a quase 80%. Em entrevista ao jornal A Gazeta, o empresário Lúcio Peroba falou sobre a situação. “A partir do momento que fecharam as lojas, as vendas automaticamente despencaram. Hoje temos 80% a menos de pedidos. Então a gente está recompondo alguns quadros, alguns poucos pedidos, mas estamos na expectativa que com a liberação do funcionamento das lojas em boa parte do Brasil, esses pedidos retornem”, declarou.

O empresário ainda disse à reportagem que mesmo com o retorno das atividades o cenário ainda é de incertezas, pois tem de avaliar a situação da empresa, o estoque e ver qual vai ser a opção, se é adotar os programas do governo para manter o quadro de funcionários ou se será necessário fazer algumas demissões.

O empresário e presidente do Sindimol (Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares), Ademilse Guidini, também deu seu depoimento para a reportagem do jornal A Gazeta. “O nosso grande volume de venda é nas capitais, nos grandes centros consumidores, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Bahia. Com esses grandes centros fechados, a nossa empresa retornou, mas nós não temos certeza se vamos dar continuidade a esse trabalho ou se vamos precisar interromper e dar novas férias devido à questão de nós não termos pedidos dentro da empresa”, declarou.

Guidini também disse que o momento pede cautela e boa gestão. “É um momento para a gente melhorar nosso processo produtivo, estamos enxugando algumas linhas de produção para podermos voltar, quando o mercado abrir, com mais produtividade e capacidade produtiva”.

As indústrias de Linhares adotaram várias medidas de prevenção para o retorno das atividades e que deverão ser cumpridas pelos funcionários enquanto durar a pandemia do coronavírus.

Comentários