IMG-LOGO

Moveleiros do Oeste de SC visitam Argentina

Por Jeniffer Oliveira - 25 de Janeiro 2019

Veja galeria de fotos acima

O presidente do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale), Ilseo Rafaeli, e membros da diretoria participaram recentemente de uma missão internacional à província de Misiones, na Argentina. A visita foi viabilizada em parceria com o coordenador regional do Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, permitindo que a equipe do Simovale conhecesse a qualidade das matérias-primas argentinas voltadas ao setor moveleiro. A iniciativa busca atender a demanda das empresas da região, avaliando processos de produção de madeira para aprimorar o mercado.

 

A floresta de Misiones, que possui grande quantidade de pinus e outras espécies nativas para extração em manejo, foi uma das coisas que mais chamou a atenção de Rafaeli durante a visita. “Encontramos muito pinus elliottii – incluindo um híbrido, com qualidade superior ao pinus existente na nossa região. É um convite ao estudo dessa matéria-prima. Dessa forma, almejamos construir, juntamente com empresários da indústria madeireira argentina, um processo de comercialização bilateral”, relata o presidente do Simovale, acrescentando que um dos fatores levados em consideração para estabelecer esse laço está relacionado a aspectos políticos. “Os presidentes de ambos os países estão alinhados para um fortalecimento mercantil no Mercosul e, por isso, apostamos nestas negociações”, declara.

 

A oportunidade de conhecer desde os viveiros onde são preparadas as mudas para as florestas de pinus até os passos finais do processo fabril, na visão de Rafaeli, tornou a visita muito proveitosa. “Fomos muito bem recebidos pelos cerca de 30 industriais argentinos – gabaritados e avalizados pelo agente propulsor de negócios do governo, o que nos dá garantia da seriedade das empresas. O que nos chamou a atenção é o fato de eles já trabalharem com florestas conduzidas há mais de 30 anos, o que garante um produto de melhor qualidade, até mesmo em função do clima na região e das vastas florestas”, descreve.

 

Durante os dias de missão, a comitiva visitou seis indústrias de médio a grande porte, com tecnologia aplicada de alto nível e grande capacidade de produção de madeira, que variavam de 2000m³/mês e até 8000m³/mês. Além disso, os empresários do Oeste catarinense também conheceram a maior usina termoelétrica de biomassa na Argentina, onde são produzidos 3.500kW/mês com os resíduos da indústria madeireira.

 

 “O que determinará os negócios agora serão as políticas de preço e a necessidade de cada moveleiro do polo. Posteriormente levaremos estas informações a todos os associados do Simovale e já estamos organizando uma missão reversa, na qual os empresários argentinos virão para conhecer o potencial produtivo da indústria moveleira da nossa região, aumentando ainda mais a viabilização de negócios. A nossa visita foi um primeiro contato de reconhecimento e, daqui para frente, buscaremos estreitar essa relação estabelecida”, projeta o presidente da entidade.

 

Em Eldorado, os empresários foram recebidos pelo coordenador da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial em Misiones, Jerónimo Lagier, que representou o Secretário Nacional de Agroindústria da Argentina. Eles participaram de uma reunião com cerca de 20 empresários ligados a Asociación Maderera Aserraderos y Afines del Alto Paraná (Amayadap) a fim de trocar informações e experiências da área empresarial e produtiva de ambas as regiões, incluindo temas como reforma trabalhista, aspectos políticos e mercado.

 

“Foi extremamente enriquecedor poder conhecer tecnologias mais avançadas e também produtos de alta qualidade, principalmente saber que temos isso bem próximo de nós. Aguardamos agora por uma viabilização alfandegária que nos permita uma troca de produtos e serviços mais viável financeiramente a fim de facilitar o livre comércio entre os países”, finaliza Rafaeli.

Comentários