IMG-LOGO

Movelpar Conference encerra com bons resultados

Por Inalva Corsi - 26 de Janeiro 2021

Encerrou nesta terça-feira a Movelpar Conference 2021, evento digital que iniciou as ações da Movelpar neste ano. Com participação de profissionais da cadeia moveleira, o evento reuniu um time de especialistas que mostrou números e análises sobre o setor, destacou o comportamento do varejo e as tendências para que as indústrias e lojistas do segmento entendam as estratégias de crescimento necessárias para o avanço no mercado. Os efeitos da pandemia de Covid-19 e as incertezas para o término da crise sanitária precisam ainda ser considerados mesmo em um cenário de ações de tentativas de retomada da economia.

 

Entre os palestrantes, o economista Carlos Alberto Braga fez uma análise dos efeitos da crise de saúde pública mundial e os seus reflexos na economia do mundo e do Brasil. Segundo ele, o nível de incerteza global já vinha se estendendo com os acidentes de clima, decisões geopolíticas e questões ligadas às políticas comerciais globais. “A pandemia de Covid-19 só aumentou a ansiedade dos mercados e o grau de incerteza sobre quando a crise vai terminar, prolongando as consequências do momento atual e futuro. Temos vários cenários de riscos e oportunidades e será fundamental identificar variáveis e traduzir as análises em diferentes impactos. Nesse contexto, o papel da liderança empresarial será significativo. A capacidade dos líderes de fazer com que os times se comportem de forma estratégica, focados em produtividade e diferenciação, é a aposta para a retomada do crescimento da economia”, ressaltou.

 

A inovação e os processos de transformação da vida foram os focos da palestra de Camila Farani, investidora de 40 startups no Brasil que integram um amplo ecossistema e impactam mais de 3 mil famílias no País. “O meu propósito é transformar a vida das pessoas pela inovação e pelo empreendedorismo, ajudando a transformar o ambiente de negócios e de educação no Brasil”, afirmou.

Camila destacou os seis tipos de inovação que as empresas devem prestar atenção para investir e se sobressaírem no mercado, entre elas a inovação incremental (melhorias contínuas), inovação de produto (sucessivas melhorias de acordo com o comportamento do consumidor), inovação de processo (implementação de uma nova melhoria de produção ou método de entrega), inovação de serviço (serviço novo ou melhorado) e inovação disruptiva (inovações que descolam empresas estabelecidas). “A pergunta é: Qual o próximo ciclo que pode destruir meu negócio? ”, provocou.

 

Entre as tendências da inovação, Camila destacou as plataformas digitais, a inteligência artificial, a indústria 4.0, a economia colaborativa, as experiências imersivas e a internet das coisas. “A minha dica para as empresas se destacarem na inovação é dedicar 70% do tempo para as coisas mais importantes a fazer, 30% para o que somente você pode fazer e 10% para aprender sobre inovação. Equipes colaborativas, mente aberta, cultura de inovação e foco em solução é o que trará aprendizagem contínua com foco em novas tecnologias e novas experiências para o consumidor”, salientou.

 

A Movelpar Conference foi realizada entre os dias 25 e 25 de janeiro, em plataforma digital, e é o primeiro de uma série de 3 eventos que integram a feira Movelpar 2021. Em maio acontece uma rodada de negócios, também digital, e em setembro será realizada a feira presencial, em Arapongas

Comentários