Movelsul 2025 aproxima pequenos moveleiros e importadores
Micros e pequenos fabricantes de móveis ganham destaque na Movelsul 2025. O objetivo é ampliar negócios no mercado internacional com a criação do PROCOMPI, Projeto para Aumento de Competitividade da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria, Sebrae RS e Nacional, Fiergs e UniSind, tendo o Sindmóveis como executor. A ideia é conectar micros e pequenos fabricantes de móveis da feira com importadores no formato de Rodada de Negócios, mediante prévio agendamento.
Em 2025, pela primeira vez nas últimas cinco edições da Movelsul, os importadores convidados pela feira participarão de algumas ações de relacionamento. A primeira acontecerá no Lounge VIP, localizado na entrada do Pavilhão A, logo no primeiro dia do evento quando eles terão a oportunidade de se apresentarem individualmente. Na sequência, ficam livres para circular pelos estandes. Além disso, visitarão duas fábricas – a serem definidas – e, por fim, participam de um jantar.
“As novas ações foram pensadas como inovação incremental para expositores e visitantes”, informa Ana Cristina Schneider, assessora de mercado e estratégia do Sindmóveis e Movergs. A maior parte dos 30 compradores internacionais esperados virão de países da América do Sul: Argentina, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Chile, Equador, Peru e Suriname. Da América Central e Caribe estão confirmados Porto Rico, Costa Rica, República Dominicana e Panamá; da América do Norte, apenas o México; da Europa, o Reino Unido e da África, África do Sul.
“Vamos disponibilizar consultoria individuais com viés de mentoria para as micros e pequenas empresas, ajudá-las a se prepararem para os encontros. A consultoria continua também depois da feira”, adianta Ana Schneider, lembrando que esse grupo de fabricantes ainda contará com uma palestra orientada especificamente para negócios no mercado latino-americano. O local de encontro do PROCOMPI será o Lounge VIP, no Pavilhão A.
Outra ação inovadora reunirá lojistas de todo o país e micros e pequenos fabricantes de móveis expositores da feira no formato de Rodada de Negócios, em parceria com o Sebrae RS. “Essa ação de rodadas nacionais ocorre pela primeira vez na Movelsul, sendo que na edição anterior aconteceu apenas com o apoio do Sebrae RS no período da feira no nosso Centro de Eventos. Em 2025 acontecerá no Lounge da Movelsul”, reforça a assessora de mercado e estratégia do Sindmóveis e Movergs.
Sobre a estimativa de geração de negócios durante e pós-feira, a última edição da Movelsul "sozinha" foi em 2018. Em 2022, a estimativa de R$ 379 milhões para a Movelsul considerou as rodadas de negócios internacionais, transações feitas diretamente nos estandes, além de negócios realizados no recorte de até 12 meses após o evento. Em 2023, a organização optou por divulgar a projeção unificada (Fimma e Movelsul).
“Claro que a expectativa sempre é positiva para a geração de negócios. Estamos trabalhando ainda mais nos projetos para oferecer mais oportunidades a expositores e visitantes. Além de rodadas nacionais e internacionais com compradores relevantes, teremos o Movelsul Conecta, que amplia as possibilidades de negócios com setor corporativo, lojas/ varejo, expansão de rede, arquitetos etc.”, conclui Ana Schneider.
No último dia 28, aconteceu mais um “Bate Papo Expositor”, iniciativa do Sindmóveis desta vez para falar sobre as ações organizadas das rodadas e a vinda de compradores internacionais. A live reuniu cerca de 60 expositores, incluindo parceiros que prestam serviços na área internacional.
Serviços
24ª Movelsul Brasil
Local: Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS
Data: 17 a 20 de fevereiro de 2025
Horário: das 12 às 19 horas
Informações: movelsul.com.br
*Por Guilherme Arruda, jornalista convidado
Comentários