Movergs intercede por relações comerciais
Por Edson Rodrigues
-
25 de Outubro 2011
O objetivo do pedido da entidade diz respeito à adoção de medidas necessárias quanto à questão das licenças de importação que a Argentina exige das empresas daquele país para poderem importar produtos brasileiros. “O Rio Grande do Sul tem sofrido uma visível queda em suas exportações para a Argentina desde que esta medida entrou em vigor, ainda no ano de 2009”, frisa o presidente da Movergs, Ivo Cansan.
O Governo Argentino não respeita o prazo máximo de 60 dias para liberação das licenças. Assim, os empresários do setor moveleiro gaúcho não compreendem qual critério é utilizado para tais liberações. “Há empresas associadas à Movergs com mercadorias prontas para embarque e aguardando liberação desde novembro e dezembro de 2010. Há outros casos em que as mercadorias estão prontas e já protocoladas desde os meses de fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, mas não foi recebida nenhuma liberação até o momento”, relata Cansan.
A Movergs está solicitando ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, juntamente com a Abimóvel, um retorno referente aos atrasos, mas, até o momento, não obteve resposta. “Quando há um retorno este é apenas em relação às faturas liberadas”, indica Cansan.
(Fonte: Exata Comunicação)
Comentários