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Muma segue plano de expansão e inaugura 4ª unidade em setembro

Revisado Natalia Concentino - 25 de Agosto 2022

Muma oito anos de história e celebra com a inauguração de sua quarta guide shop, com quase 400 m2, agora no bairro de Moema, em São Paulo. A abertura ao público acontece em setembro.

 

A nova unidade ocupa um edifício de três andares no número 1415 da Alameda dos Jurupis - uma movimentada esquina do bairro. “Os grandes vidros do imóvel possibilitam ampla conexão e interação visual entre o interior e o exterior da loja”, explica Arthur Mansur, da Mombá Arquitetura, que assina o projeto. “Descartamos o conceito de ‘vitrine fechada’ e deixamos o térreo completamente aberto visualmente para a rua, dia e noite. Assim, se a vitrine é tida hoje como uma grande interlocutora entre marca e cliente, o novo showroom deixa claro que a Muma é transparente, convidativa, sofisticada e alegre”, completa. 

 

Garimpando produções criativas, artesanais e contemporâneas para democratizar o acesso a peças de personalidade única e valorizar a cultura brasileira, a Muma tem uma compreensão cada vez mais madura sobre a importância da combinação do on com o offline. “Chamamos as lojas de guide shops em especial pelo caráter consultivo. O atendimento é feito por arquitetos ou designer de interiores que estão prontos para ajudar na personalização de cada projeto, analisando moodboard, paleta de cores, layout, até fechar uma lista de sugestão de produtos dentro do orçamento”, detalha Matheus Ximenes Pinho, CEO e curador da Muma. “A ideia do físico não é termos os produtos a pronta entrega, mas promover uma experiência imersiva no conceito, ter ideia do amplo leque de opções de personalização de cada um dos produtos, uma vez que são feitos sob demanda”, completa.

 

Oito anos de história

 

A Muma nasceu nos fundos do coworking Casamarela, no bairro de Casa Forte, no Recife, em maio de 2014. Idealizada pelo premiado arquiteto Matheus Ximenes Pinho e sua inquietação sobre como o mobiliário era vendido na capital pernambucana. Com a ideia, então visionária para um mercado estabelecido no tradicionalismo, de que o online era o caminho mais curto e barato entre clientes e móveis e peças de design, ele precisou convencer um batalhão de fabricantes e fornecedores que o modelo de negócios digital seria bem-sucedido. 

 

“Só era possível encontrar peças de design, muito caras, voltadas para um público AA, em lojas tradicionais. Eu mesmo trabalhava em escritório de arquitetura para o mercado de luxo, mas mesmo esses clientes optavam por viajar para comprar as peças fora do Brasil. Era um movimento que me incomodava porque eu estava na quinta maior cidade do país, com muitos designers e artistas produzindo peças incríveis. Alguma coisa não estava certa. Então decidi criar uma Muma para remodelar a forma como o mobiliário era vendido no Brasil”, explica. 

 

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Matheus definiu então que o diferencial da Muma seria criar uma experiência de compra em que se estabeleça vínculo entre os clientes e os designers. A premissa mantém-se até hoje, onde cada um dos parceiros tem uma página própria de apresentação dentro do portal da Muma. 

 

Com apenas um mês de vida, a Muma foi incubada no Parque de Tecnologia de Recife (Porto Digital) e passou dois anos recebendo os mais variados tipos de mentoria. Também participou de um processo da Endeavor e foi selecionada como “Empresas Promessas”. Também foi selecionada pela 500 Startups, uma das principais incubadoras de São Francisco, pelo programa da APEX - Brazil Innovators. 

 

Três anos depois, perceberam a importância de um espaço físico onde o cliente pudesse ter a experiência de sentir pessoalmente a qualidade e detalhes do trabalho que era vendido no site. Então em 2017 abriram duas lojas, nos seus dois maiores mercados: Recife e São Paulo. 

 

Ao longo dos oito anos, a Muma não apenas estabeleceu como reforçou ainda mais seu pilar de sustentabilidade, priorizando madeiras provenientes de reflorestamento, além da manutenção da produção sob demanda. “Partindo dos mesmo critérios que usamos para convidar artistas e designers a fazerem parte do nosso portfólio, demos as orientações ao time da Mombá Arquitetura, responsável pela reforma da nova guide shop”, explica Matheus. “Minimizar desperdícios ao máximo, usar todo material nacional possível, madeiras certificadas, dentre outros que são a base do que a gente acredita desde fundamos a Muma”, completa.

 

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