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Índice de consumidores no varejo sobe em maio

Por Daniela Maccio - 10 de Junho 2016

O mês de maio registrou a segunda alta consecutiva de 2016, com aumento de mais de 3,5% em relação ao mês de abril, entretanto a alta foi menor que a registrada no ano anterior quando no mesmo período o crescimento foi de 6,8%. O apontamento é do ICV 30 (Índice de Consumidores no Varejo), divulgado pela Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de fluxo de clientes em pontos de venda. O estudo mostra que a curva de flutuação de 2016 permanece similar à registrada em 2015, o que demonstra possível alta de fluxo em maio, assim como o ocorrido em 2015.

 

Após o encerramento do primeiro trimestre de 2016 com queda de 5% em relação a 2015, o segundo trimestre, considerando os meses de abril e maio de 2016 registra redução de 5,4% em relação aos mesmo meses de 2015. No recorte regional, o ponto positivo fica para a equiparação de fluxo dos cinco primeiros meses de 2016 em comparação a 2015 na região Sul do País. Todas as demais regiões apresentam resultados negativos, como abaixo:

 

Acumulado 2015x2016 por região

Centro Oeste: -9,4%

Nordeste: - 4,9%

Norte: -1,6%

Sudeste: -6,1%

Sul: 0,2%

 

De acordo com Samuel Macedo, gerente de indicadores da Virtual Gate, os próximos meses merecem cautela: "Historicamente, o Dia das Mães é responsável pelo maior pico de fluxo no primeiro semestre. Mesmo com a proximidade do Dia dos Namorados é possível que a sequência dos resultados dos próximos meses seja menor do que o registrado até agora", destaca. 

 

Na opinião de Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, os próximos passos da economia e política é que vão ditar os próximos resultados do varejo. "Há uma demanda reprimida em boa parte dos setores, mas há um cenário atual desfavorável ao consumo, com inflação, juros e desemprego ainda em alta. Bons serviços, criatividade e principalmente boas ofertas ainda são grandes recursos para se reconquistar o consumidor".

 

O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede sua divulgação. O cálculo foi realizado a partir da variação percentual do fluxo médio diário de cada mês das lojas comparáveis. Na base analisada constam mais de 1200 pontos de medições (lojas). A análise adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, na sua versão mais atual.

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