Índice de inadimplência do consumidor cai 5,5%
Por Edson Rodrigues
-
11 de Setembro 2013
O índice de inadimplência do consumidor apresentou queda de 5,5 % sobre julho e de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Com isso, pelo terceiro mês consecutivo diminuiu no País o número de dívidas em atraso, sendo que esta foi a menor variação para um mês de agosto desde 2004.
No acumulado de janeiro a agosto, o índice ainda apresenta alta, alcançando 2,2%. No entanto, a variação é menor do que a registrada em julho, quando ocorreu aumento de 4% até aquele mês. A principal queda do último mês foi com relação a dívidas com os bancos (-5,4%), o que levou a uma contribuição negativa de 2,5 pontos percentuais.
Segundo economistas da Serasa Experian, o que influenciou foi o comportamento do consumidor. Para eles, os devedores em atraso têm apresentado maior interesse em renegociar os débitos, ao mesmo tempo em que os consumidores estão mais cautelosos para assumir novos compromissos ante a elevação dos juros e o cenário de incerteza sobre os rumos da economia com a alta do dólar.
Comentários