Novas normas para berços infantis
O Inmetro acaba de divulgar a portaria nº 269 que estabelece os critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade para Berços Infantis, com foco na prevenção de acidentes com crianças e bebês. Publicada em 24/06/2011 no Diário Oficial da União, a portaria nº 269, de 21 de junho de 2011, aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade para berços infantis, e torna obrigatória a certificação destes produtos.
Com as novas normas em vigor, fabricantes e importadores de berços terão 18 meses para se adequarem. A partir desse período, o prazo é de seis meses para a comercialização de produtos fabricados sem a certificação e que restaram em estoque, somando, assim, 24 meses. Já para o vendedor de berços, o prazo é de 36 meses para comercializar produtos sem a certificação. O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), é o órgão fiscalizador do cumprimento da regulamentação e irá emitir o selo de certificação.
Ao estabelecer a certificação compulsória dos berços, o Inmetro considerou:
- as ações de acompanhamento no mercado, desenvolvidas pelo Inmetro, que tem evidenciado aumento na incidência de acidentes de consumo provocados por produtos de uso infantil, incluindo berços;
- a necessidade de zelar pela segurança de crianças e bebês visando a prevenção de acidentes;
- os resultados não conformes obtidos em todas as marcas de berços infantis avaliadas pelo Programa de Análise de Produtos do Inmetro;
- a realização de vários recall no âmbito internacional;
- a importância dos berços infantis, comercializados no país, apresentarem requisitos mínimos de segurança.
O Programa de Avaliação da Conformidade de berços infantis estabelece dois modelos de certificação:
Modelo 5 - Ensaio de tipo, avaliação e aprovação do Sistema de Gestão da
Qualidade do fabricante, acompanhamento através de auditorias no fabricante e ensaio em amostras retiradas no comércio e/ou no fabricante.
Modelo 7 – Ensaio de lote
O modelo de certificação 5 compreende avaliação da documentação da empresa e do produto, auditoria do sistema de gestão do fabricante, ensaios nos produtos e manutenção contínua da certificação através de auditorias e ensaios. O modelo 7 compreende apenas análise da documentação da empresa e do produto e ensaios no produto.
Os berços são avaliados de acordo com as normas:
- ABNT NBR 15860-1 – Móveis – Berços e berços dobráveis infantis tipo doméstico – Parte 1: Requisitos de segurança
- ABNT NBR 15860-2 – Móveis – Berços e berços dobráveis infantis tipo doméstico – Parte 2: Métodos de ensaio
Comentários