Novo presidente do Sindmóveis toma posse
A posse da nova diretoria do Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindmóveis) de Bento Gonçalves (RS) foi marcada por projeções realistas para o setor moveleiro e a apresentação de um grupo renovado de diretores. O novo presidente para o biênio 2019/2020 é Vinicius Benini, diretor da Móveis Pozza, que terá como vice-presidente Cassiano de Paris, da Perlare. Essa foi a primeira transmissão de posse realizada no novo Centro Empresarial Bento Gonçalves, prédio que reúne as principais entidades setoriais do município e que foi construído com colaboração do Sindmóveis.
Em seu discurso de despedida, o até então presidente da entidade, Edson Pelicioli, diretor da Ideias & Conceitos, sinalizou que os dois anos de seu mandato foram como uma maratona. Afinal, como o setor moveleiro foi um dos mais afetados pela crise econômica, a entidade correu para fazer frente a greves, para frear o fechamento de postos de trabalho e favorecer um ambiente de negócios nas exportações quando as condições do mercado interno não favoreceram. “Posso afirmar com segurança que, embora tenha sido uma corrida, jamais estivemos fugindo da crise. Ao contrário: se o Sindmóveis correu, foi em busca de mais oportunidades, de mais estrutura, de mais projetos. Foi uma corrida de enfrentamento”, enfatizou.
Como destaques de sua gestão, Pelicioli elenca as comemorações dos 40 anos do Sindmóveis, a inauguração do Centro Empresarial Bento Gonçalves e a realização da Movelsul Brasil 2018. Segundo ele, o Sindmóveis também conseguiu ótimos resultados com a articulação junto a governos e entidades, além das ações voltadas à inserção do design na indústria moveleira como ferramenta competitiva, a exemplo do Prêmio Salão Design e do Projeto Raiz. “A retomada do setor é um processo que seguirá se desenrolando nos próximos meses. Essa nova diretoria do Sindmóveis é extremamente qualificada e estou certo de que está comprometida em seguir o trabalho da entidade com grandes ideias e novos projetos”, considera Pelicioli, que segue atuando no Sindmóveis como integrante do Conselho Superior da entidade.
Propostas da nova presidência
Vinicius Benini assumiu legalmente as funções da presidência no dia 1º de janeiro, mas já vinha atuando como diretor do Sindmóveis nos últimos cinco anos: primeiramente, como diretor de infraestrutura, e no último biênio, como vice-presidente e diretor comercial. Em seu discurso de posse, Benini destacou como prioridade a atuação junto a questões coletivas do setor. “A maturidade e as sucessões trouxeram muitos ganhos para a indústria moveleira, mas se tratando de polo, nenhuma tecnologia ou projeto fabuloso substitui a força da construção coletiva. Não existe como qualquer empresa crescer isoladamente, sem que tenhamos um ambiente propício a toda indústria moveleira e um polo competitivo no mercado mundial”, afirma o novo presidente.
Esperando uma recuperação mais vigorosa da indústria moveleira neste ano, o Sindmóveis projeta para 2019 um crescimento de 2,5% no faturamento do polo e um bom desempenho no mercado externo, onde Bento Gonçalves vem obtendo resultados superiores ao do Rio Grande do Sul e do Brasil nos últimos dois anos. O crescimento foi de 12,5% em 2018 e 8,9% em 2017. Entre os projetos para a nova gestão, Vinicius Benini destaca o fortalecimento das relações com o associado e a articulação com os governos de todos os âmbitos, entidades parceiras e empresas do setor. Ele também enfatiza o planejamento da Movelsul Brasil 2020, que já está 57% comercializada faltando 14 meses para sua realização; a internacionalização das empresas do polo e o projeto permanente do Sindmóveis de promoção do design como ferramenta competitiva para o setor moveleiro.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, agradeceu o trabalho realizado por Pelicioli e sua diretoria no último biênio, pontuando que o grupo enxergou oportunidades de sucesso do móvel em meio as turbulências dos últimos dois anos. Ao novo presidente, Pasin deixou palavras de encorajamento. Segundo ele, mais do que madeira, o setor é composto por gente. “Empreender não é matéria fácil e, em momentos de dificuldade, retrair-se é natural. Que a juventude do novo presidente não seja vista como entrave, mais sim oportunidade para liderar com pulso firme e seguindo o coração”, declarou o prefeito.
Desde 1977, o Sindmóveis representa e defende os interesses de um dos maiores polos moveleiros do País, formado por 300 indústrias situadas nos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade busca criar condições para que o polo se desenvolva de forma sustentável, o que se dá por meio da articulação, promoção, informação e conhecimento, gerando prosperidade para seus investidores, colaboradores, fornecedores, clientes e para a comunidade.
Diretoria Sindmóveis – biênio 2019/2020
Presidente: Vinicius Benini (Móveis Pozza)
Vice-presidente e diretor comercial: Cassiano de Paris (Perlare)
Diretora operacional: Marlei Pena Vian (Todescredi - Grupo Todeschini)
Diretor jurídico trabalhista: Alexandre Michelin (Bertolini)
Diretora de serviços: Letícia Farina (Villa Giardino Italínea)
Diretor de infraestrutura: Luís Henrique Bortolini (Atual Estofados)
Diretor do Prêmio Salão Design: Eduardo Nuncio (Móveis Carraro)
Vice-diretor do Prêmio Salão Design: José Ferro (Unicasa)
Diretora de relações com o mercado: Priscila Milesi Basso (Dalmóbile)
Diretor internacional: Leonardo Dartora (Politorno)
Conselho Fiscal
Edson Pelicioli (Ideias & Conceitos)
Henrique Tecchio (Bentec)
Sérgio Dalla Costa (Motiva Móveis)
Rogério Francio (Móveis Carraro)
Conselho Consultivo
Cláudio Ramos (BRV Móveis)
Marcelo Haefliger (PLAN35)
Volnei Benini (BRV Móveis)
Delegados representantes na Fiergs
Ademar De Gasperi (Nave Brazil)
Maristela Cusin Longhi (Multimóveis)
Comentários