IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Núcleo de Sustentabilidade será autossustentável

Por Edson Rodrigues - 22 de Agosto 2013
Construir uma casa com tempo de execução da obra seis vezes menor e redução de até 85% do desperdício do material foi uma solução apontada pela empresa curitibana Tecverde para produzir moradias sustentáveis. A tecnologia “woodgrame”, trazida ao Brasil em 2010 através da parceria com o Senai e o Ministério da Economia de Baden-Wurttemberg, na Alemanha, foi adaptada para se ajustar ao clima e cultura local.

A solução sustentável é apenas uma de várias utilizadas na construção do Núcleo Senai de Sustentabilidade, que a partir de setembro será referência em soluções verdes para a indústria. Este núcleo, localizado em Curitiba (PR), será um showroom interativo em que indústrias e comunidade conhecerão novas tecnologias sustentáveis aplicadas à construção civil, energia e meio ambiente. Com a tecnologia da realidade aumentada, que cria a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais em um ambiente real e que serão visíveis através de um tablet, os visitantes poderão saber como foram produzidos os elementos sustentáveis da construção.

Além disso, o ambiente, que será autossustentável em quesitos de energia, vai agregar um telhado verde, para controle de temperatura; reaproveitamento da água da chuva; iluminação em LED, torneiras com controle de vazão e descargas econômicas. A gestão das tecnologias será feita através de um sistema de automação residencial (domótica), que proporcionará a análise e o monitoramento online da geração de energia renovável, através de consultas interativas.

De acordo com o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco, o Núcleo será um meio da indústria perceber novas oportunidades de negócio. “Temos um espaço que será um ícone para a sustentabilidade industrial. Entendemos que para falar desse assunto precisamos analisar o ambiente como um todo, envolvendo também questões econômicas, culturais e sociais. O Núcleo foi pensado dessa forma. Ali estarão disponíveis tecnologias e inovações que contemplam a sustentabilidade como um todo e que são aplicáveis à realidade da indústria brasileira”, sintetiza.

Comentários