Número de startups voltadas ao varejo cresce
Em nível nacional, o número de startups cresceu. Focadas em tecnologias e com o objetivo de melhorar a forma de relacionamento com o consumidor, esse tipo de empresa foi de 194 para 269 nos últimos doze meses, um crescimento de quase 40%. A partir desse avanço, as startups brasileiras ganham força ao apresentar uma nova forma de se relacionar e fazer negócios. Divididas em nove categorias, elas oferecem soluções para o varejo dentro das áreas de operações, inteligência artificial, pagamentos, engajamento do consumidor, logística, internet das coisas, ambientes virtuais, sustentabilidade e e-commerce.
A região Sudeste continua com a maior concentração de startups (67,1%), seguida pela região Sul (25,6%%), Nordeste (5%), Centro-Oeste (1,8%) e Norte (0,8%). Além disso, metade das empresas estão localizadas no estado de São Paulo. Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição no ranking, com quase 10% presentes no estado, seguido por Minas Gerais (9%), Paraná (8,2%), Santa Catarina (7,8%) e Rio de Janeiro (7,4%). Os dados são do Retail Tech Mining Report, levantamento feito em 2019 e desenvolvido pela plataforma de inovação aberta Distrito e pelo OasisLab. O documento teve o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo (CEPEV) da USP, KPMG, Neomode, Neoway e Posigraf. Em sua construção também foram consultadas informações da Associação Brasileira de Startups, DisruptBox e LinkedIn.
Muito além das compras pela internet
Segundo o fundador e CEO do OasisLab, Hélio Biagi, em 2018, cerca de 10% do volume de compras no varejo nos EUA foi realizado por meio de e-commerce e o crescimento dessa fatia tem se mantido consistente em cerca de um ponto percentual por ano. Ele explica que no Brasil, o comércio eletrônico ainda representa pouco mais de 4% do total, mas o setor tem apresentado crescimento de dois dígitos mesmo em um cenário de crise. “No entanto, a inovação no varejo vai muito além de permitir que o consumidor faça suas compras pela internet. Dentro da loja física, transformações óbvias se misturam às mais sutis”, completa Hélio.
Ampliação de informações
Segundo a especialista em varejo, Fabíola Paes, porta-voz da Neomode, o Retail Tech Mining Report é importante uma vez que amplia e aprofunda as informações apresentadas ano passado no 'Loja 4.0: Panorama das startups brasileiras do varejo – 2ª edição 2018. De acordo com ela, "94% das startups existentes foram criadas nos últimos oito anos e que o grande impulso no setor ocorreu em 2015, quando 19% das empresas mapeadas iniciaram as atividades”, conclui Fabíola.
Comentários