O plano do designer Jader Almeida para conquistar os EUA

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O designer Jader Almeida planeja abrir três lojas próprias da sua marca de móveis e objetos de decoração nos Estados Unidos nos próximos dois anos. A primeira será em Bethesda (Maryland), no norte da região metropolitana de Washington.
No curto prazo, é o primeiro passo de internacionalização da companhia, que já vende móveis, luminárias e outros itens de decoração para 33 países. No longo, o objetivo é se tornar uma “marca das Américas”, segundo o designer.
A unidade vai ter 400 m², suficiente para expor ao menos 300 peças, e deve estar pronta neste ano. Ainda em 2024, a segunda unidade, de 500 m², deve ser inaugurada em Tribeca, na região central de Manhattan.
“Os EUA são dinâmicos e têm rápida absorção, enquanto a Europa tem outra realidade”, explica o fundador da marca. Outros continentes podem entrar no radar em sete anos, diz.
Até 2027, a terceira e maior loja deve ser aberta em Miami, com 1,3 mil m², considerada estratégica graças ao porto e à comunidade de latinos, em especial brasileiros. As praças seguintes na América devem ser Los Angeles e Dallas.
Atualmente, Almeida está presente em lojas multimarcas de 19 países, incluindo Rússia, Portugal, Índia, Hong Kong e França – os principais mercados para a companhia atualmente. Além disso, suas criações circulam pelas principais feiras de design do mundo, como Milão e Copenhagen.
O designer cresceu em Princesa (SC), onde se especializou na indústria moveleira com cursos técnicos desde os 15 anos e lançou sua marca em 2004. “Do ponto de vista de design, temos um sotaque brasileiro. Mas é um design universal, sem brasilidades”, diz o artista de 44 anos.
No Brasil, a home decor tem lojas próprias em São Paulo, Florianópolis, Balneário Camboriú, Campinas, Ribeirão Preto e Brasília, com planos para Curitiba e Porto Alegre. A aposta na expansão começou em 2020, quando só havia a unidade de Florianópolis.
“A pandemia deu um salto no setor de luxo, como um todo, mas depois todos caíram. Nós conseguimos nos manter devido às lojas próprias”, explica. A empresa cresceu 60% de 2020 a 2022, com Ebitda e margens positivas, diz Almeida.
Na terça-feira, a marca iniciou um showroom “de investimento milionário”, diz Jader Almeida. São 2,5 mil objetos expostos em 36 ambientes de 4 mil metros quadrados em um armazém na Avenida das Nações Unidas, em São Paulo. A exposição vai até 3 de abril.
Fonte: pipelinevalor.globo.com
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