O que esperar do empreendedorismo na Era da Informação?
31 de Março 2022
Na semana passada, eu estive em Nova Iorque, na NRF (National Retail Federation), que é o maior evento mundial de varejo. Neste evento são apresentadas as principais novidades do mundo do varejo e as últimas tendências previstas para o ano.
E isso me fez abrir a cabeça para vir aqui falar sobre o empreendedorismo na Era da Informação.
Mas antes de tudo, eu vou te explicar o que é isso. Era da Informação é o termo usado para nomear o período posterior à Era Industrial, ou seja, esse período histórico em que estamos vivendo agora. Alguns estudiosos já chamam de Quarta Revolução Industrial.
E essa nova Era exige habilidades profissionais diferentes das que antes estávamos habituados. Dentre as principais, estão:
• Inteligência emocional;
• Liderança e influência social;
• Pensamento analítico voltado à inovação;
• Responsabilidade social;
• Colaboração;
• Persuasão e negociação;
• Solução de problemas complexos;
• Orientação para servir.
Mas quando se trata das empresas, elas terão que se adaptar a uma nova realidade que exige flexibilidade, resiliência e criatividade.
Foi pensando nisso que eu trouxe 6 tendências do varejo baseadas no relatório da WGSN para o consumidor em 2022. Confira:
1. Simplicidade e praticidade
Os consumidores estão exaustos e buscam por mais praticidade. Simplificar o processo de compra para o seu cliente te deixa muito à frente do teu concorrente.
2. Comércio em livestream
Filhos, vocês perceberam o quanto a prática de gravar lives vem aumentando? Os consumidores buscam por mais conexões com as marcas.
3. Serviços sob demandas
Serviços de alimentação nos grandes centros: o consumidor, muitas vezes, quer a praticidade de receber o pedido onde ele estiver, seja em festivais, eventos públicos ou arenas esportivas. Empresas como iFood, UberEats e Rappi já pensaram nisso, e esse tipo de comodidade ao consumidor tende a ganhar cada vez mais espaço no mercado.
4. Comunicação unificada nas empresas
Conforme a tecnologia vai avançando, as ferramentas de comunicação tendem a aumentar dentro das empresas (WhatsApp, telefone fixo, e-mail etc) e integrar todas essas ferramentas em uma única plataforma aumenta a colaboração e a produtividade entre os colaboradores e reduz custos em infraestrutura.
5. Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Marcas que têm como público a geração X e Z, já vem investindo nesse tipo de experiência. A Amey, por exemplo, disponibiliza catálogos virtuais em suas lojas, onde os clientes podem navegar e conferir as peças disponíveis, e com apenas alguns cliques, essas peças já estão no provador.
6. Compras coletivas
Há um maior interesse dos consumidores pelas compras coletivas. Engajar com a comunidade regional e oferecer descontos é uma boa aposta.
Certo dia li uma frase que dizia: ''Na vida, temos duas certezas: a primeira é a morte e a segunda é que o mercado vai mudar'' é duro de aceitar, mas é a mais pura verdade, concordam?
A partir de agora você vai ter mais artigos e dicas de Abílio Diniz neste espaço, criado para que grandes líderes brasileiros dividam sua experiência com empresários da cadeia moveleira. Um novo serviço da Móveis de Valor.
Ari Bruno Lorandi
Diretor
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