O que o consumidor espera das marcas em meio à pandemia?
Se engana quem pensa que só porque estamos vivenciando a crise causada pelo coronavírus as marcas têm de ficar paradas. Pode ser que a sua indústria tenha dado férias coletivas aos funcionários, parado temporariamente a produção, fechado lojas físicas, mas o nome da sua marca deve continuar presente na mente do consumidor. E isso vai muito além da tradicional publicidade, o que cliente espera é um posicionamento das empresas sobre o momento em que estamos vivendo, pelo menos é o que aponta uma pesquisa recente feita pela Kantar.
A pesquisa feita entre os dias 13 e 16 de março aponta que 80% dos brasileiros já estavam bastante preocupados com o coronavírus, o que implica também no que essa população já estava esperando em relação ao posicionamento das marcas. Abaixo você confere o que os consumidores brasileiros estão esperando das marcas:
- 25% esperam que as marcas sirvam de exemplo e guiem para a mudança;
- 21% acreditam que elas devem ser práticas e realistas, ajudando os consumidores no dia a dia;
- 20% esperam um ataque à crise e a demonstração de que ela pode ser derrotada;
- 18% esperam o uso do seu conteúdo para explicar e informar;
- A redução da ansiedade e o entendimento das necessidades dos consumidores é citado por 11% dos entrevistados;
- Por último, 3% esperam que as marcas sejam otimistas e pensem de formas não convencionais.
O tipo de publicidade que deve continuar sendo feita pelas marcas brasileiras também foi questionado durante a pesquisa: mais de 80% dos entrevistados concordam completamente que elas devem comunicar principalmente seus esforços para enfrentar a situação e sobre como podem ser úteis nesse novo dia a dia, assim como evitar explorar a situação do coronavírus para promover suas marcas.
O que os consumidores esperam das empresas?
Outra informação apontada pela pesquisa, é o que os consumidores esperam das empresas como organizações. Na opinião dos brasileiros o mais fundamental nesse momento é se preocupar com a saúde de seus colaboradores, higienizando os locais de trabalho (67%) e possibilitando os horários flexíveis (18%).
Metodologia da pesquisa:
A pesquisa foi realizada online com 500 brasileiros com 18 anos ou mais entre os dias 13 e 16 de março de 2020. A versão completa conta com 17 questionamentos sobre hábitos dos entrevistados relacionados à pandemia. Ele foi feito em 30 mercados com mais de 25 mil consumidores. Entre os temas abordados estão: atitudes dos consumidores; hábitos de mídia; hábitos de viagem; impacto nos comportamentos de compra online e off-line; expectativas em relação às marcas.
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