IMG-LOGO

O voo 2015. Como será o mercado no ano que vem?

Por Edson Rodrigues - 17 de Novembro 2014
A pesquisa anual de mercado que o Intelligence Group realiza, desde 2002, revela que a expansão das regiões Sul e Sudeste ficará em 2,5% e 1,4%, respectivamente. Estes percentuais se referem a valores de venda da indústria. Mas as ilhas de oportunidade serão mais significativas rumo à parte de cima do mapa, com destaque para o Norte, com expansão de 15%, seguida pelo Centro-Oeste com 13,8% e o Nordeste, com crescimento de 12,4%. Naturalmente, em volume nominal, a representatividade do Nordeste é bem superior, daí ser o mercado preferencial de 8 em cada 10 empresas pesquisadas.

Mas é bom ter claro que a expansão do mercado do norte tem um responsável bem específico: o consumidor das classes D e E. No Nordeste o potencial da classe D aumentou 17,6% e o da classe E, 28,2%. Isso se deve aos programas sociais do Governo Federal e o aumento do emprego e, consequentemente, da renda destas camadas sociais, chamados até há pouco de descamisados e agora consideradas famílias subsistentes, aquelas que em condições análogas às do sul, além de satisfazer suas necessidades essenciais, ainda estão investindo em melhorias na casa com bens que podem ser desde o celular (onde as operadoras atendem) até móveis e eletros.

Saiba mais sobre as projeções de mercado para 2015 e as ilhas de oportunidade na edição de novembro/dezembro da revista Móveis de Valor.

Comentários