IMG-LOGO

Obispa Design prepara avanço nos mercados da moda e moveleiro

Cini_Obispa.jpg
Fundador e acionista da Cin Participações Societárias, César Cini, e também CEO da Cinex Tecnologia para Arquitetura e do Cini Innovation Lab. Crédito: Anderson Pagani

Com um investimento de US$ 10 milhões, a Obispa Design passou a fazer parte, desde o começo de maio, da Cin Participações Societárias, também acionista da Cinex Tecnologia para Arquitetura e do Cini Innovation Lab. Esse movimento promete inserir a marca, consolidada na produção de componentes metálicos para a indústria da moda, setores moveleiro e de design, em um ciclo de crescimento.
 

"Estamos preparando a empresa para um novo momento no Brasil. Vamos fortalecer a presença da Obispa no mercado moveleiro e de moda, e estamos desenvolvendo um plano de ingresso em outros mercados", adianta César Cini, que há 25 anos fundou a Cinex e, atualmente, é o CEO. O empreendedor é fundador, acionista e CEO da Cin Participações Societárias.
 

O investimento anunciado se dará em etapas. Desde a aquisição da indústria, que tem sede em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, até melhorias na produção e o incremento no número de funcionários. Atualmente com 50 funcionários, a Obispa contratará imediatamente sete funcionários (vagas já abertas pelo https://obispa.gupy.io/), e a meta é ampliar em pelo menos 20% o número de colaboradores para o novo momento da produção.
 

Parte dos valores investidos serão destinados à compra de novos maquinários. O primeiro momento será de fortalecer a Obispa no "chão de fábrica", conforme revela Cini. Na sequência, o foco será em criar sinergia de trabalho com o setor de criação, valendo-se, para isso, do Cini Innovation Lab, em Monaster di Treviso, na Itália, de onde vem o suporte no design e arquitetura de novas linhas a serem produzidas no Rio Grande do Sul. “Assim como acontece com a Cinex, a Obispa também tem como DNA de inovação genuinamente italiano, qualidade que certamente potencializaremos a partir de agora. Nossa ideia, a curto prazo, é dobrar o faturamento da Obispa", diz Cini.
 

Um indicativo bastante positivo está nos números da Cinex Tecnologia, que é referência no mercado nacional de portas em alumínio e vidro, com desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor moveleiro. Em 2022, a empresa registrou crescimento de 30% e, no ano passado, mais 15%. Com fábrica também em Bento Gonçalves, a Cinex hoje conta com 16 lojas no Brasil, as chamadas Cinex Arch.
 

Essa expertise em negócios bem sucedidos vem a somar justamente no momento em que as cheias atingiram o Rio Grande do Sul. "O fortalecimento das empresas gaúchas é mais necessário do que nunca. Investir no Estado representa o nosso compromisso com o crescimento da região, contribuindo para a manutenção de empregos, diretos e indiretos, e para a prosperidade socioeconômica na localidade onde estamos inseridos".

 

leia: Grupo da Cinex investe US$ 10 milhões pelo controle da Obispa

 

Como foi o negócio

 

Criada há 37 anos em uma união entre empresários de Bento Gonçalves e uma empresa italiana especializada em acessórios de alta costura, a Officina Biggioteria Italiana e a Spa formaram a Obispa, que ganhou atuação também no setor moveleiro, especialmente em peças como puxadores e maçanetas. Há oito anos, porém, a gestão da empresa passou a ser exclusivamente dos italianos. Após um incêndio em 2019 e a pandemia da Covid-19, os até então proprietários decidiram vender a Obispa. A partir de novembro, quando soube da oportunidade, César Cini avançou nas negociações, incluindo uma reunião na Itália com as famílias proprietárias da marca. Em abril, foi tomada a decisão pela compra. A Obispa, desta forma, passa a ter o controle 100% brasileiro.
 

Comentários