IMG-LOGO

Objetos inusitados viram belos móveis

Por Edson Rodrigues - 19 de Junho 2012
A arte pode ser feita com os materiais mais inusitados. Onde parece haver apenas lixo inútil, algumas pessoas veem belas peças de decoração. Assim, pneus usados viram bancos, e malas velhas viram mesas.

A diretora de arte da Infinitta, Isabela Miranda, conta que faz “um trabalho de garimpo em ruas, feiras e ferros-velhos, em busca de objetos que possam virar peças de mobiliário”. Ela diz que já procura naturalmente coisas que podem ser úteis, e depois pensa em que serão transformadas. Às vezes, no entanto, já há uma ideia na cabeça, e ela parte em busca daquilo que pode servir. De qualquer forma, a sustentabilidade está por trás dessa opção, pois, como Isabela Miranda afirma, “o fundamental é transformar, usar o que foi descartado para fazer coisas novas”.

Entre as coisas inusitadas que já usou estão caixas para transporte de bacalhau, malas antigas, gavetas velhas, talheres usados e grandes tampos de carretel. Com isso, a Infinitta produz móbiles, mesas de centro, aparadores e o que mais a imaginação quiser. Isabela Miranda diz que faz a limpeza e, quando necessário, o concerto de partes quebradas, mas gosta de manter as características originais dos objetos. “Muitas vezes, assumo as imperfeições deles.” O resultado, segundo ela, é que muitas pessoas se surpreendem com os móveis criados.

A designer Usha Velasco, por sua vez, começou a trabalhar com materiais inusitados por um motivo simples. “Construí uma casa e sobraram várias coisas, como canos, latas de tinta e thinners, e, como eu sempre gostei de trabalhar com as mãos, tive a ideia de fazer algumas peças.” Ela também afirma que pega os objetos na rua e depois pensa no que vai fazer com eles. “Tenho muita sucata em casa”, afirma Usha Velasco. Por vezes, nem é preciso ir longe para procurar matéria-prima. A designer conta que, ao trocar os pneus do carro, viu que eles podiam ter utilidade. Com mais quatro rodas e um resto de calha, ela criou uma interessante poltrona.

Usha Velasco sempre utiliza materiais e ferramentas baratos. Isso porque ela não se interessa tanto em vender o que produz, mas sim em ensinar os outros a fazer os objetos. Em seu blog, a designer mostra as peças que cria e os passos para que qualquer um consiga reproduzi-las. Além disso, dá aulas para pessoas interessadas. Por isso, Usha Velasco diz que “o processo de manufatura é o produto”.

Veja mais fotos aqui

(Fonte: Terra)

Comentários