Obra em MDF pode bater recorde nacional nesta sexta-feira
A última ceia de Jesus Cristo ao lado de seus apóstolos, momentos antes dele ser crucificado, é uma imagem que está no cotidiano de muitas famílias. A imagem da Última Ceia ou também Santa Ceia é uma das obras mais emblemáticas criadas pelo pintor renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519).
Trata-se de uma imagem que ganhou o mundo. Reproduções da cena em inúmeras casas do mundo. E um artista visual da Vila Glória, bairro Scharlau, em São Leopoldo, decidiu fazer também a sua Santa Ceia em tela a partir da imagem conhecida mundialmente. Paulo Schaefer, 53 anos, bem mais conhecido em São Leopoldo como Paulinho dos Quadros, já estava criando quadros vazados desse momento. Mas decidiu ampliar os horizontes da obra e acabou chamando a atenção pelas proporções do projeto.
Paulinho encarou o projeto de criar o maior quadro da Santa Ceia em MDF vazado do Brasil. A iniciativa entrou no radar de um sistema de homologação de recordes exclusivamente brasileiro por meio da RankBrasil. A apresentação do quadro está prevista para amanhã, dia 1.° de abril, às 11 horas, no atelier na Vila Glória, com a presença de Elisangela Arruda, representante da RankBrasil.
Medidas
Na apresentação será feita uma avaliação e conferida as medidas da obra de Paulinho dos Quadros para, possivelmente, oficializar a marca brasileira. De acordo com o artista plástico, o quadro da Santa Ceia mede 6,55 metros de comprimento por 2,38 metros de altura, com vazamento em MDF de seis milímetros de espessura.
Desafio dos detalhes
"Desde que eu comecei meu trabalho de artesão, no final 2008, sempre tinha em mente fazer a Santa Ceia. Levei muito tempo para chegar ao desenho ideal para ser vazado em MDF (Medium Density Fiberboard ou Fibras de Média Densidade). Mas para manter os detalhes e ter a possibilidade de recorte manual, enfrentei o problema de tamanho. Conseguia fazer somente fora do tamanho convencional que dificultava a venda. Muitos clientes falavam 'se fizesse menor, eu queria uma'. Sempre pensando nos detalhes, deixava de vender por causa do tamanho", ressalta Paulinho.
"Depois de muito tempo ouvindo isso, pensei: como não consigo fazer menor, vou fazer uma 'grandona'. Vinha amadurecendo esta ideia e com a repercussão dos meus trabalhos nas datas especiais, logo após o Natal (com um presépio tamanho natural), resolvi colocar o projeto em prática para Páscoa."
Trabalho e doações
Com o projeto em andamento, ele partiu em busca de apoio e também se informou sobre sistema de homologação de recordes. "Comecei a pesquisar sobre a Rank e descobri que a Santa Ceia estava lá, em diversas formas (entalhada, pintada). Resolvi entrar em contato com o Rank em busca de informações e meu trabalho entrou em análise", destaca o artista, que recebeu o retorno de que o seu trabalho abriria uma nova categoria.
"Fiquei muito feliz e resolvi ir a luta. Nesta etapa eu tinha uma ideia e a aprovação, mas não tinha dinheiro, nem material para colocar em prática. Resolvi falar com a empresa onde compro MDF, com o objetivo de conseguir prazo para pagar o material. Para minha surpresa o dono da empresa gostou tanto do projeto e resolveu doar o material. E fui juntando recursos que entravam para comprar outros materiais necessários (tinta, madeira, massa acrílica. Hoje temos na Vila Glória a maior Santa Ceia Vazada em MDF do Brasil, feita por um artesão nascido na pequena comunidade do Arroio Jaguar, município de Alto Feliz."
(Com informações do jornal NH)
Comentários