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Realidade virtual transforma o varejo

Por Evelyn - 14 de Fevereiro 2018

Os conceitos envolvidos em RV (Realidade Virtual) e RA (Realidade Ampliada) já estão de certa forma assimilados no mercado, a partir do uso, ainda que incipiente, em diversas aplicações. O mesmo acontece com os conceitos presentes no contexto Omni (combinação virtuosa de canais de vendas, relacionamento e promoção, potencializando a experiência dos omniconsumidores, ampliando a conversão e o retorno dos investimentos dos operadores varejistas). O que emerge neste momento é a combinação da Realidade Virtual em ambiente Omni, que, na sua essência, permitirá que a conversão, em vendas ou outras possibilidades, ocorra no ambiente virtual.

 

Para compreender, imagine um quiosque em pouco metros quadrados dentro de um mall, ou qualquer centro comercial. O espaço permitirá que o omniconsumidor, com uso dos instrumentos de realidade virtual, entre em uma loja ou qualquer outro ambiente imaginado, navegue por produtos, serviços ou quaisquer propostas, e possa concluir a conversão proposta. Comprando e pagando no ambiente virtual, sem que dele saia para poder concluir qualquer processo.

 

Desta forma, será possível uma “loja”, reconfigurada em ambiente virtual, ampla na oferta de produtos e serviços, permitindo a imersão do  omniconsumidor nesse universo, mas acrescentando sons, cheiros e outros elementos habituais no cenário das lojas tradicionais.

 

Com a diferença de que o espaço físico pode ser extremamente limitado, porém a oferta de produtos, serviços e as alternativas de conversão são ilimitadas.

 

A tecnologia já está disponível, em verdade já sendo utilizada. Estamos na fase final de integração dessas plataformas e inicia-se agora a curva de aprendizagem coletiva sobre como explorar oportunidades e maximizar retorno para os omniconsumidores e as empresas envolvidas.

 

Nessa realidade emergente, os espaços comerciais estarão sendo reconfigurados; os recursos sensoriais possíveis de serem incorporados serão testados, seu retorno medido e, principalmente, os omniconsumidores terão um outro mundo, virtual, à sua disposição, para agregar à sua realidade tangível.

 

(Artigo de Marcos Gouvêa de Souza, adptado por Móveis de Valor)

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