Os móveis brasileiros evocam experiências sensoriais? Deveriam!
Depois de falar sobre a brasilidade nos móveis no programa passado, Ari Bruno Lorandi traz à tona as experiências sensoriais que podem ser evocadas pelos móveis no Cá Entre Nós desta semana. O apresentador cita uma competição no Reino Unido para jovens designers e fabricantes de móveis com o desafio de criar um protótipo de cadeira que incorpore o simbolismo da perda e da ausência.
“O objetivo da competição é criar uma cadeira que sirva como um poderoso lembrete daqueles que se sentem excluídos - seja devido a gênero, raça, classe, idade, deficiência ou outros fatores”.
Lorandi observa que que o simbolismo da perda explora as emoções e significados associados à perda de algo ou alguém importante. Esse simbolismo reflete a dor e a saudade que acompanham essas experiências. E a ausência, como conceito, refere-se à falta de algo ou de alguém que era significativo. A ausência cria uma sensação de vazio, evidenciando que algo importante não está mais presente.
O apresentador propõe então um exercício feito com imagens de móveis que possam representar essas experiências. E faz uma reflexão ao final de seu comentário.
Mas, essa edição do 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi traz uma notícia boa sobre o varejo de móveis, que já projeta uma alta para este ano de até dois dígitos. Pesquisa mensal do IBGE mostra que o comércio de móveis teve um bom desempenho em agosto na comparação com igual mês de 2023. Em receita de venda a alta foi de 13,8% e de 12,7% em volume comercializado.
O resultado do oitavo mês elevou a variação acumulada no ano para 6,8% em receita e 5,8% em volume, bem mais do que os 5,9% e 4,8% registrados até julho na mesma base de comparação.
A variação anualizada até agosto mostra alta de 5% em receita nominal de vendas e de 3,3% em volume, mas caminha para um desempenho positivo no ano, provavelmente a taxa de dois dígitos em receita nominal de vendas, em linha com a previsão do Mapa de Mercado, estudo do Instituto Impulso.
Saiu na mídia
O quadro “Saiu na mídia” volta nesta edição com novidades anunciadas por grandes empresas do setor moveleiro, como a Santos Andirá, Plumatex, Alpha Motion, Bentec Planejados e Lojas Lebes.
Confira mais uma edição do 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi no player acima.
Comentários